Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Montadoras 1

Com demanda fraca, Kasinski fecha fábrica e demite 500 no AM

DE SÃO PAULO - O volume baixo de vendas e os altos estoques do setor automobilístico provocaram mais de 500 demissões na Kasinski, fabricante de motocicletas com unidade em Manaus (AM). Há cerca de três meses, a empresa fechou uma unidade com capacidade para entregar 110 mil motos por ano.

A alternativa, diz o presidente da montadora, Cláudio Rosa Júnior, foi erguer uma nova fábrica, que deve ficar pronta até o final deste ano, com menos de metade da capacidade.

"A nova unidade vai entregar 50 mil motos por ano. Infelizmente, existe demanda, mas falta crédito para o consumidor" avalia o executivo.

Outras montadoras de motocicletas não chegaram a fechar fábricas, mas adotaram medidas de contenção que também afetam os trabalhadores.

Entre junho e julho, Mitsubishi, Honda e Yamaha, por exemplo, promoveram períodos de férias coletivas. As montadoras de carros Fiat e Ford vão adotar a mesma medida ainda neste mês.

Nesta segunda-feira (4), a MAN, unidade de caminhões da Volkswagen em Resende (RJ), iniciou um período de cinco meses de layoff, que é a suspensão temporária do contrato de trabalho, válida para cerca de cem funcionários.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página