Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Wizard compra rede de lojas Mundo Verde

Empresário havia vendido, cerca de oito meses atrás, seu grupo de educação para o conglomerado britânico Pearson

Valor do negócio não foi revelado e ainda depende de aprovação do Cade; cadeia faturou R$ 320 milhões em 2013

JOANA CUNHA SÃO PAULO

O empresário Carlos Wizard Martins, que vendeu o seu Grupo Multi (dono de marcas de escolas de idiomas como a Wizard) para a britância Pearson Education há cerca de oito meses, retorna agora aos negócios no Brasil.

Martins deixou o setor de educação, mas permanece no ramo de franquias.

Nesta terça-feira (12), ele anunciou sua entrada no varejo de alimentos, com a compra de 100% do Mundo Verde, rede de lojas de produtos naturais e orgânicos.

O valor da transação não foi revelado e o negócio está sujeito à aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

Atualmente com 300 unidades no Brasil, a rede havia sido adquirida em 2009 pelo fundo de private equity Axxon Group --que tem foco em empresas médias.

No ano passado, a Mundo Verde faturou R$ 320 milhões e estima encerrar 2014 com 335 unidades e receita acima de R$ 400 milhões.

Para 2018, a meta é alcançar faturamento de R$ 1 bilhão e cerca de 650 lojas, de acordo com Martins, que ficará na presidência do conselho da rede, enquanto seu filho Charles Martins ocupará o cargo de CEO (principal executivo da companhia).

"O setor de produtos naturais tem crescimento acima de 10%. Esse nível de expansão é uma tendência internacional e ocorre tanto nas classes AB como nas mais populares", afirma o empresário.

Como exemplo desse crescimento em setores mais populares, a rede Mundo Verde abriu em julho uma unidade na Rocinha, no Rio.

Estudos da Apas (Associação Paulista de Supermercado) e do instituto Nielsen apontam que a categoria de alimentos considerados saudáveis ganhou importância nas compras dos brasileiros.

Segundo a Apas, a inflação dos alimentos provoca mudanças no hábito do consumidor, que procura produtos mais saudáveis para substituir itens como refrigerantes, salgadinhos e refeições prontas.

A Mundo Verde oferece em suas lojas produtos de diversos fornecedores, a maioria micro e pequenas empresas.

A rede também comercializa 46 itens de uma marca própria, que até o fim do ano deve lançar 60 novos itens.

A rede já tem duas unidades em Portugal, mas não comenta planos de se expandir internacionalmente.

Há projetos para expansão no interior do Brasil.

A área de assessoria financeira da Vinci Partners auxiliou o Axxon Group na estruturação da transação e venda da Mundo Verde.

FRANQUIA NO DNA

O empresário, que ao longo de sua carreira desenvolveu marcas como Wizard, Yázigi, Microlins e Skill, entre outras, costumava dizer que seu sonho era tornar sua empresa o "Starbucks da Educação".

No final do ano passado anunciou a venda do Grupo Multi ao grupo de mídia e educação britânico Pearson por quase R$ 2 bilhões.

"Participei da fundação da associação brasileira de franquias. E esse retorno era até uma demanda do setor", diz Martins.

MUNDO VERDE /2013
FATURAMENTO R$ 320 milhões
EBITDA R$ 6,5 milhões
NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS 2.100 nas franquias
PRINCIPAIS CONCORRENTES Super Natural, Bio Alternativa e seção de orgânicos de varejistas


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página