Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

mercado/tec

Venda de smartphone no mundo sobe 25% no segundo trimestre

Consultoria IDC aponta que mercado é dominado pelos sistemas Android e iOS

DA REUTERS DE SÃO PAULO

As vendas mundiais de smartphones ultrapassaram 300 milhões de unidades no segundo trimestre, alta de 25% sobre o ano passado, informou nesta quinta-feira (14) a empresa de consultoria IDC.

Segundo os dados, os sistemas operacionais Android, do Google, e iOS, da Apple, detêm juntos 96% do mercado global. Android é líder disparado, com fatia de 84,7% do mercado de smartphones no segundo trimestre, ante 11,7% do iOS e 2,5% do Windows Phone, da Microsoft. A BlackBerry detém 0,5%, e outros respondem por 0,6%.

O aumento pode ser atribuído à expansão de emergentes. A Apple, por exemplo, conseguiu manter alta demanda pelo iPhone nos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Em seu resultado fiscal mais recente, a empresa afirmou ter crescido 55% nesses mercados.

A pesquisa mostra que os dispositivos com Android foram os maiores responsáveis pelo crescimento, com parceiros vendendo cerca de 255 milhões de smartphones baseados em Android no segundo trimestre, uma alta de 33,3% sobre o ano passado.

O crescimento de fabricantes chinesas também ajuda a explicar o aumento da participação do Android. Normalmente, as chinesas oferecem aparelhos com o sistema.

A Lenovo, por exemplo, anunciou nesta quinta (14) aumento de 18% na receita de seu trimestre fiscal mais recente. No mês passado, Huawei afirmou que as vendas no Oriente Médio e na África cresceram seis vezes no primeiro semestre no ano.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página