Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Por gigante das bananas, brasileiras recorrem a acionistas

Safra e Cutrale pedem que fusão de Chiquita com concorrente irlandesa seja recusada

DO "FINANCIAL TIMES"

Após a recusa da empresa americana Chiquita Brands pela sua oferta de US$ 610 milhões, a Cutrale, empresa brasileira que detém 40% do mercado global de suco de laranja, e o grupo Safra decidiram recorrer diretamente aos acionistas da gigante do mercado de bananas.

As empresas brasileiras pedem que os acionistas da Chiquita votem contra a fusão da americana com a concorrente irlandesa Fyffes, anunciada em março deste ano, e aceitem a sua proposta.

"A decisão [do conselho da Chiquita] de recusar a proposta superior de Cutrale-Safra é simplesmente uma continuação de lista de decisões estratégicas fracassadas e de destruição de valor dos acionistas", escreveram as companhias nesta sexta (15).

No documento, elas pedem ainda que a reunião de acionistas da Chiquita, marcada para setembro, seja adiada "dando mais tempo para o conselho considerar outras alternativas, inclusive a oferta de Safra e Cutrale".

Com a proposta, a Cutrale busca dar mais um passo na diversificação de seus negócios. Há dois anos, começou a produzir e exportar soja a partir do Brasil.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página