Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mercado Aberto

MARIA CRISTINA FRIAS cristina.frias@uol.com.br

Venda de plano de saúde tem pior 1º trimestre desde 2009, diz entidade

A venda de planos de saúde no primeiro trimestre deste ano teve o menor avanço no período desde o ano de 2009, de acordo com a Abramge (associação de medicina de grupo).

Entre janeiro e março, foram 148 mil novos beneficiados, variação de 0,3% em relação ao último trimestre de 2013. O mercado totalizou 51 milhões de pessoas vinculadas a planos de saúde.

"O setor é muito sensível ao desempenho do mercado de trabalho, pois 80% dos planos de saúde são coletivos, especialmente empresariais, enquanto apenas 20% vêm de contratações individuais", diz Arlindo de Almeida, presidente da entidade.

Os planos corporativos cresceram 0,4% e os individuais se retraíram 0,3%, segundo o levantamento.

"Se a economia tiver comportamento semelhante nos próximos meses, o crescimento acumulado do ano não será superior a 1,3%, muito diferente da nossa projeção inicial de 4%", afirma.

Em 2013, o volume de planos de saúde vendidos no país foi 4,7% superior ao do ano anterior, de acordo com a Abramge.

Apesar da desaceleração, o mercado de saúde suplementar deverá continuar crescendo, segundo Antonio Carlos Abbatepaolo, diretor-executivo da entidade.

"O plano de saúde é um dos sonhos de consumo da população e o primeiro benefício discutido pelo empregado depois da remuneração."

O setor faturou R$ 108 bilhões em 2013. A margem líquida foi de 1,9% no período.

"O envelhecimento da população e o surgimento de novos métodos experimentais assimilados sem critérios têm encarecido muito os custos do setor", afirma o presidente Arlindo de Almeida.

CLIENTE NA LINHA

A BB Mapfre terá um terceiro call center, na cidade de Franca (SP).

Os investimentos iniciais são em tecnologia, de cerca de R$ 16 milhões. Até 2015, o centro de atendimento poderá ter até 500 posições e mil funcionários.

"Tendo em vista o fluxo futuro na carteira de automóveis e de vida, temos de preparar a estrutura da companhia para fazer frente a novas ocorrências de sinistros", diz Marcos Ferreira, presidente do Grupo BB e Mapfre nas áreas de automóveis e seguros gerais.

A seguradora tem outras duas centrais, em São Paulo e São Carlos, que estão operando em toda a sua capacidade, segundo afirma.

Metade dos cerca de 6 mil funcionários próprios da companhia, está locada no atendimento a segurados.

"Mesmo assim temos 8,1% de despesa administrativa (gastos divididos pelos prêmios), contra 15% do mercado, segundo dados de junho, da Susep", diz.

A seguradora acaba de fechar uma parceria com a Volvo, depois de ter feito um acordo semelhante com a Scania.

Ao todo, a BB Mapfre tem parcerias com 12 fabricantes de veículos.

21,4%

é o percentual da operação brasileira no total da seguradora no mundo (em prêmios, no 1º semestre)

Empresa retira funcionários de país atingido pelo ebola

Com 18 brasileiros em sua equipe localizada na Libéria, uma das nações africanas atingidas pelo surto de ebola, a multinacional ArcelorMittal decidiu remover parte dos funcionários do país.

A medida inclui profissionais estrangeiros em atividades não essenciais, de acordo com a empresa. A companhia não informou, no entanto, o número de trabalhadores envolvidos nem quantos brasileiros estão no grupo.

As operações de mineração no local foram mantidas.

Entre os brasileiros que trabalham para a ArcelorMittal na Libéria, 11 são empregados diretos e sete, consultores. Eles formam a maioria da comunidade de cerca de 25 cidadãos do Brasil no país.

A decisão foi tomada por causa da evolução da epidemia na África Ocidental e pela ampliação das dificuldades logísticas, como a suspensão de voos para a região.

A multinacional informou que tem um plano de ação em vigor desde o início do surto.

As precauções incluem o fornecimento de scanners para testar a temperatura de funcionários -a febre é um dos primeiros sintomas-, além de campanhas de prevenção e comunicação.

Modinha A NK, grife de Natalie Klein, fechou uma parceria com a Enfance, de moda e acessórios infantis. A marca irá assinar a coleção Enfance por NK, com 40 produtos para a faixa etária de seis meses a seis anos.

Parceria... A Câmara de Comércio do Marrocos associou-se à FCCE (Federação das Câmaras de Comércio Exterior). As câmaras do Canadá e da Costa Rica deverão ser as próximas a fazer parte da entidade ligada ao comércio.

...internacional A federação conta com 70 câmaras associadas de 45 países. A entidade atualmente é presidida pelo executivo Paulo Fernando Ferraz. Sem fins lucrativos, a entidade foi fundada no país em 1932.

DEMANDA ENERGÉTICA

O consumo de energia no mercado livre (de grandes consumidores) brasileiros registrou alta no mês de julho, de 2,20%, na comparação com o mês anterior.

O resultado quebra uma sequência de quatro baixas consecutivas no consumo iniciada no mês de março.

"O setor não entra em recuperação porque esse desempenho está amparado em junho, o pior mês da série que teve recuo de 3,33% ", aponta Cristopher Vlavianos, presidente da comercializadora.

Duas situações explicam a evolução do consumo no mês de julho: "três dias úteis a mais no calendário e a realização da Copa, que freou o ritmo da atividade econômica no mês anterior", indica levantamento da Comerc.

Entre os 11 segmentos pesquisados, os que registraram maior demanda por energia foram os de eletroeletrônicos (11,36%), veículos (6,74%) e alimentos (6,31%).

"Esses setores estão passando por uma recomposição nos seus estoques", sinaliza o executivo.

A construção civil (7,56%) e o papel e celulose (2,54%) sofreram as maiores baixas.

BENEFÍCIOS PREFERIDOS

A previdência privada aparece em 5º lugar entre os benefícios empregatícios considerados mais importantes por funcionários, segundo estudo da ABRH-RJ (entidade que representa os setores de recursos humanos no Rio).

Adicionais com utilidade imediata como seguro saúde (83%), vale-refeição (74%) e bolsas de estudo (66%) aparecem no topo da lista com 12 itens pesquisados.

"As pessoas desconhecem que esse investimento possa ser feito no RH da empresa", afirma Paulo Sardinha, presidente da entidade.

A pesquisa entrevistou 420 pessoas entre 26 e 50 anos de idade, com curso superior completo e que pertencem às classes A e B.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página