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Empresas afirmam que resultado é positivo
DE SÃO PAULOEmpresas que aderiram ao site consumidor.gov.br vêm sentindo bons resultados.
Na visão de Paulo Pompilio, diretor de Relações Institucionais do GPA (Grupo Pão de Açúcar), a iniciativa é mais uma chance de atender o cliente antes de a queixa virar um processo judicial, o que, entre outros fatores, aumenta custos.
Segundo Luca Cavalcanti, diretor de Canais Digitais do Bradesco, o banco aderiu porque acha importante estar presente onde o cliente quiser se manifestar.
"Recebemos 450 manifestações pelo site no período. E, para nós, a crítica é saudável, porque nos permite melhorar o atendimento", diz.
Tanto Pompilio quanto Cavalcanti dizem que podem ter recebido, por meio do site, reclamações que já tinham sido encaminhadas aos canais das próprias empresas, sem que o atendimento tivesse sido considerado satisfatório pelos clientes.
"O site é encarado como uma plataforma de solução diferenciada. Avaliamos nossos processos e cada caso para tentarmos solucionar o problema ali", diz Pompilio.
Tanto o atendimento a queixas que já tinham passado pelo banco quanto a busca direta pelo consumidor.gov são efeitos que o Itaú Unibanco também enxerga.
Para o banco, o site representa uma nova oportunidade de diálogo com o consumidor e de redução de conflitos no Judiciário e nos órgãos de defesa do consumidor.
Em nota, a Telefônica Vivo afirma que "considera positiva a abertura de mais um canal de comunicação e interação com os consumidores".
"A Telefônica Vivo está comprometida em trabalhar pela solução dos problemas que possam ser apresentados por meio dessa nova plataforma", informa a nota.
Na avaliação da Oi, o site é uma ferramenta completa, que oferece diversas opções de interação e informações abrangentes.
Além disso, a companhia afirma que o portal "é também um canal oficial, adequado aos hábitos das novas gerações, sempre conectadas e acostumadas a buscar soluções pela internet".