Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Segurança no iCloud será melhorada, diz Tim Cook

Executivo-chefe da Apple divulgou a medida em entrevista ao "Wall Street Journal" após furto de fotos íntimas de celebridades

DA EFE

O presidente-executivo da Apple, Tim Cook, disse na sexta-feira (5) que o serviço de armazenamento em nuvem iCloud vai adotar um novo sistema de segurança.

A medida tem como objetivo evitar vazamentos de fotos como o do último domingo (31), quando a atriz Jennifer Lawrence, a modelo Kate Upton e diversas outras celebridades tiveram imagens de nudez roubadas e divulgadas no fórum on-line 4chan.

Em entrevista ao jornal "Wall Street Journal" --a primeira após o caso--, Cook explicou que o novo mecanismo vai alertar o usuário quando houver uma tentativa de restauração do conteúdo armazenado no iCloud.

"Queremos fazer tudo o que pudermos para proteger nossos usuários, pois estamos tão ou mais indignados do que eles com o que aconteceu", disse o executivo.

O novo aviso permitirá que a pessoa "tome uma ação imediata" para se proteger, seja mudando a senha e recuperando o controle da conta, seja alertando a equipe de segurança da Apple.

Antes, o usuário era alertado apenas quando alguém tentava mudar sua senha ou acessava a conta pela primeira vez de um dispositivo da Apple desconhecido.

A atualização do sistema de armazenamento deve ser implementada dentro das próximas duas semanas.

CONSCIENTIZAÇÃO

Apesar do anúncio da nova medida, Cook negou que o vazamento das fotos tenha sido causado por um falha de segurança no iCloud.

Segundo ele, os hackers obtiveram as senhas acertando corretamente a resposta das perguntas secretas das contas ou com ataques de "phishing" --e-mails e sites falsos que enganam as vítimas para roubar seus dados.

"A conscientização é a chave. Temos a responsabilidade de melhorá-la. Não se trata realmente de algo de engenharia", afirmou.

O executivo disse também que a Apple vai incentivar os consumidores a adotarem o sistema opcional de dupla verificação, que exige uma chave de segurança extra além da senha normal para acessar as contas.

Se adotado pelas vítimas, o recurso, de acordo com Cook, teria impedido a ação dos hackers e o consequente vazamento das fotos.

Dentre as famosas que tiveram sua privacidade violada, estão a atriz Kirsten Dunst (a Mary Jane na trilogia de 2002 a 2007 do "Homem-Aranha"), a modelo Kate Upton e a atriz Jennifer Lawrence, protagonista de "Jogos Vorazes", que confirmou a autenticidade das imagens publicadas na internet.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página