Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Onde aplicar recursos que terão retirada mensal?

P.C.T. (CAMPINAS, SP)

RESPOSTA DO PROFESSOR DA PUC-RIO E CERTIFIED FINANCIAL PLANNER ALEXANDRE CANALINI - Não há resposta padrão que atenda a todos os que estejam na sua faixa etária, de 61 anos. Tampouco podemos estabelecer investimentos mais atrativos.

Escolher qualquer ativo financeiro exige que você tenha conhecimento sobre a aplicação que fará. Sabendo o potencial de retorno e o risco,não haverá surpresas e você poderá suportar possíveis variações no valor.

Com o passar dos anos, o investidor tende a ficar menos arrojado em razão de dispor menos tempo para suportar perdas. Aumenta também a necessidade de liquidez, pois os recursos podem ser usados para arcar com o custo de imprevistos ou mesmo complementar a renda --caso descrito na sua pergunta completa.

Considerando tais restrições a minha recomendação é a elaboração de uma carteira com perfil conservador e com liquidez. Você poderá investir em LCA (Letras de Crédito do Agronegócio) ou LCI (Letras de Crédito Imobiliário) indexadas ao CDI. Contudo observe qual é o prazo de vencimento proposto e busque ter liquidez.

É importante lembrar que, caso opte por investimentos cobertos pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito), ele garante somente R$ 250 mil dos recursos aplicados em uma instituição --e o seu montante total excede esse valor.

Você também terá como alternativa as NTN-Bs, títulos que remuneram com a inflação do período mais uma taxa de juros e que podem ser adquiridas no site do Tesouro Nacional, por meio do programa do Tesouro Direto. Avalie a disponibilidade de uma NTN-B que tenha vencimento entre cinco anos e dez anos. Como esse título repõe a inflação, você poderá, após descontar o imposto, gastar os juros sem comprometer o seu poder de compra no futuro.

Por fim não deixe de estudar os planos de previdência oferecidos pelo seu banco. Os VGBLs perfil renda fixa são alternativas interessantes.

Com as finanças bem administradas você poderá desfrutar da aposentadoria, esse momento tão importante da vida, com muita tranquilidade e previsibilidade.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página