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Mercado/TEC

Relógio da Apple é muito semelhante a produtos de rivais

Principal diferença é um botão físico para dar zoom na tela do dispositivo; leia primeiras impressões de uso

Apple Watch sai só em 2015; novos iPhones têm um mecanismo para facilitar o uso por mãos pequenas

FERNANDA EZABELLA ENVIADA ESPECIAL A CUPERTINO (EUA)

Você lembra quando pegou um iPod pela primeira vez? Era algo extremamente novo (e branco), de bordas arredondadas, quase um objeto extraterrestre.

O Apple Watch, lançado com estardalhaço na terça (9), nem de longe tem o mesmo impacto estético, ainda que a Apple tente ganhar o apoio dos "fashionistas", convidados em peso para o evento em Cupertino.

Na verdade, o Apple Watch, colocado no pulso e visto de perto, parece simplesmente um relógio tradicional, antigo até, e similar fisicamente aos produtos da Samsung, no mercado desde 2013.

A diferença está nos detalhes: a Apple criou um mar de pulseiras coloridas e de materiais e texturas diferentes. Há as tradicionais de aço inoxidável, outras mais leves para esportistas e outras mais sofisticadas de couro.

O corpo retangular é constante, em dois tamanhos (38mm e 42mm de altura). O material muda um pouco conforme a coleção e chega a incluir elementos de ouro.

Outro detalhe que separa o Apple Watch dos modelos existentes, mas que curiosamente o aproxima de modelos antiquados, é um botão giratório pretensamente apelidado de "digital crown" [coroa digital]. Ao rodá-lo, ele aproxima a tela --solução que evita ter a tela do relógio coberta pelos dedos.

Também é possível apertá-lo para outras funções. Ao contrário de iPhones e iPads, não dá para "pinçar" a tela. "O que não queríamos era pegar o iPhone, encolher a interface e amarrá-la no seu pulso", disse o presidente-executivo Tim Cook.

Durante testes com o produto, que aconteceu logo após o evento nos EUA, a tela do relógio respondeu bem aos toques --nem melhor nem pior do que os dispositivos da concorrência.

O Apple Watch traz funções já conhecidas do mercado, como monitoramento de dados de saúde, a assistente Siri, serviços de mapas e envio de mensagens. O relógio inteligente da Apple chega ao mercado em 2015, com preço inicial de US$ 349 (R$ 800).

Para usar o relógio será preciso ter, no mínimo, um iPhone 5. O Apple Watch não funcionará com o iPhone 4S ou modelos mais antigos.

IPHONE 6

Duas polegadas, ou cinco centímetros, valem muito no universo tecnológico, ainda mais se o assunto é celular.

A Apple lançou dois novos modelos de iPhone na terça-feira (9), incluindo o maior de todos os tempos, com tela de 5,5 polegadas na diagonal. O original, apresentado há sete anos, tinha 3,5 polegadas.

Para os de mãos pequenas, cujos dedões não alcançam o topo da tela, a Apple criou um novo mecanismo --com um leve toque no botão central, a tela desce automaticamente, trazendo aquele ícone ou link inalcançável.

Sem contrato, o iPhone 6 (com 4,7 polegadas) e o iPhone 6 Plus (com 5,5 polegadas) vão sair por US$ 649 e US$ 749 (R$ 1.500 e R$1.700). A pré-venda começa nesta sexta, e as entregas em 19 de setembro em cerca de dez países (Brasil não está na lista).


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