Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Com TV digital, 4 milhões podem ter apagão

Desligamento de canal analógico vai atingir quem não tiver conversor ou aparelho moderno

JÚLIA BORBA DE BRASÍLIA

As regras definidas pelo governo federal permitem que quase 4,2 milhões de residências brasileiras fiquem sem acesso à TV aberta quando ocorrer o desligamento dos canais analógicos, para uso exclusivo dos digitais.

A migração está prevista para ocorrer entre 2016 e 2018, município por município. A primeira cidade a passar pelo processo de desligamento será Brasília, em 2016.

A mudança do modelo garante que os usuários tenham acesso a transmissões de melhor qualidade, em som e imagem. Por outro lado, exige também que as famílias tenham equipamentos mais modernos, como uma TV digital ou um conversor.

De acordo com a norma imposta pelo governo, ainda que 7% de quase 60 milhões de residências não consiga atualizar seus aparelhos, o desligamento pode ser feito pelas emissoras.

O resultado seria a ausência completa de sinal na residência de quem não conseguir se equipar a tempo.

DOAÇÃO

A população de baixa renda, atendida pelo programa Bolsa Família, receberá os aparelhos de graça.

Por isso, devem fazer parte desde universo de 7% uma parcela da população da classe D, que possui renda familiar baixa, mas não o suficiente para se beneficiar do programa social.

"A gente não quer 93% [de penetração da TV aberta nos domicílios], queremos manter os atuais 99%", disse Daniel Slaviero, presidente da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV).

"Ao mesmo tempo entendemos que é preciso estabelecer um critério mínimo para iniciar o processo."

Segundo ele, a quantidade de brasileiros que pode ter de lidar com o sinal cortado dependerá, principalmente, do êxito das campanhas de conscientização e de uma distribuição eficiente dos conversores para baixa renda.

Caso as campanhas tenham sucesso, o percentual de pessoas sem acesso à programação pode ser inferior a 7%. Se não houver iniciativa para compra dos equipamentos e não se chegar a 93% de participação o desligamento dos canais será adiado.

O preço de um conversor digital é cerca de R$ 110.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página