Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria
mercado/tec
Microsoft compra dona do 'Minecraft' por US$ 2,5 bi
Produtora sueca garante que o game continuará tendo manutenção em todas as plataformas
Markus Persson, criador do jogo, disse que a venda nada tem a ver com dinheiro, mas com sua "sanidade"
A Microsoft anunciou nesta segunda-feira (15) a compra da sueca Mojang, desenvolvedora do game de sucesso "Minecraft", por US$ 2,5 bilhões (aproximadamente R$ 5,8 bilhões).
Segundo o comunicado da companhia americana, a equipe da Mojang vai se juntar à divisão Microsoft Studios, responsável por franquias de sucesso como a série de ficção científica "Halo" e a de corrida "Forza".
"Minecraft' é mais do que uma ótima franquia. É uma plataforma de mundo aberto conduzida por uma comunidade vibrante pela qual nos interessamos muito", disse o presidente-executivo da Microsoft, Satya Nadella. A compra foi a primeira grande da empresa desde que ele assumiu o posto, em fevereiro.
O negócio parece ter como alvo o mercado de smartphones. Não há uma versão de "Minecraft" para o Windows Phone (o sistema operacional da Microsoft), uma das apostas da empresa, mas que não engrenou --cerca de 3 em cada 100 smartphones vendidos rodam o sistema da companhia americana.
Em seu site, a Mojang garante que o game continuará recebendo suporte em todas as plataformas em que está disponível: PC, Mac, iOS, Android, Xbox 360, Xbox One, PS3, PS4 e PS Vita.
Sobre os motivos da venda, a desenvolvedora diz que Markus Persson, criador do título, "não queria a responsabilidade de possuir uma empresa de tamanho significado global". Persson também escreveu em carta aberta para os fãs que a venda nada teve a ver com dinheiro, mas sim com sua "sanidade".
Ele e os outros dois fundadores vão deixar a companhia assim que a aquisição for concluída, o que deve acontecer até o fim deste ano.
GAME DE SUCESSO
Lançado oficialmente em 2011, "Minecraft" é um simulador de construção que funciona como uma espécie de Lego virtual.
O game permite construir praticamente tudo que o jogador imaginar, seja uma simples casa, seja uma complexa megalópole.
Em junho deste ano, ainda antes de chegar aos consoles da nova geração (Xbox One e PlayStation 4), o título alcançou a marca de 54 milhões de cópias comercializadas e e se tornou o terceiro game mais vendido da história. O primeiro, "Tetris", com 143 milhões de cópias, também envolve blocos coloridos.
Além do sucesso de vendas, "Minecraft" já foi utilizado como ferramenta de ensino em milhares de escolas no mundo, e virou base de projetos sociais como o Bloco por Bloco, da ONU, que utiliza o game para recriar virtualmente áreas urbanas abandonadas e ajudar na revitalização das mesmas.
MICROSOFT /2º tri.2014
RECEITA US$ 23,4 bilhões (cerca de R$ 52 bilhões)
LUCRO LÍQUIDO US$ 4,61 bilhões (cerca de R$ 10,3 bilhões)
PRINCIPAIS CONCORRENTES Apple, Google, IBM e Oracle