Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Oferta de quartos no Rio deve crescer 46% até a Olimpíada

Ritmo de alta preocupa setor, que teme superoferta após evento

INGRID FAGUNDEZ DE SÃO PAULO

A oferta de quartos de hotéis no Rio de Janeiro deve aumentar 46% até a Olimpíada, com a construção de 70 empreendimentos na cidade, segundo a Rio Negócios (agência de fomento da prefeitura).

O aumento, impulsionado pela projeção internacional do Rio, vai se concentrar na Barra da Tijuca (42%), bairro com menos apelo turístico que Copacabana e Ipanema.

O ritmo de ampliação da oferta --que cresceu 10% de 2010 a 2013-- preocupa o setor. O presidente da Abih-RJ (associação da indústria hoteleira), Alfredo Lopes, cogita a possibilidade de quartos ficarem vazios após o evento.

"Se não houver trabalho para divulgar mais a cidade, não segurará [a ocupação]."

A concentração dos empreendimentos na Barra é citada por Lopes como outro motivo de receio. "A região ainda é uma desconhecida, até mesmo do carioca."

Menos pessimista, o presidente do FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), Roberto Rotter, diz que o Rio tem potencial para evitar a superoferta.

Mesmo assim, prevê que a taxa de ocupação média dos hotéis caia de 70% para 60%, e estima queda nas tarifas.

Para discutir essas questões, a Abih-RJ e outras entidades planejam reunião em 2015 com representantes de ex-sedes, como Londres (que recebeu a Olimpíada em 2012) e Barcelona (1992).


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página