Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria
Mercado aberto
MARIA CRISTINA FRIAS cristina.frias@uol.com.br
Empresas com mais mulheres na cúpula têm maior retorno, aponta Credit Suisse
A participação de mulheres em conselhos e cargos mais altos de empresas abertas cresce nos países e em quase todos os setores, mas em média, não passa de 13%, segundo um estudo do Credit Suisse Research Institute.
A diversidade nos conselhos avançou de 9,6% em 2010 para 12,7% no final de 2013. A presença feminina no topo da administração registrou 12,9% no final do ano passado, mas varia muito conforme o país e a indústria.
"O progresso das mulheres na administração é mais difícil", diz Stefano Natella, chefe da área de pesquisa do banco em Nova York e fundador do instituto.
"O maior percentual delas (18,9%) está em áreas como RH e jurídico, de menor influência e que oferecem menos oportunidades de virar CEOs (3,9% são mulheres)."
No Brasil, 2,2% de mulheres são presidentes e 14,6% lideram áreas como RH. A média nacional é de 8,9%.
"Uma das vantagens de ter maior diversidade de gênero é que as companhias exibem maior retorno sobre o capital. Mas não se sabe se isso ocorre porque companhias maiores e mais estruturadas têm mais mulheres."
Países que adotaram cotas têm a maior diferença entre o número de mulheres nos conselhos e na gestão. A inclusão obrigatória em conselhos pouco aumentou a presença na alta administração.
"As cotas geraram um debate positivo, mas devem ser temporárias. Melhor do que estabelecê-las é desenvolver transparência. Empresas deveriam informar o número de mulheres no comando. Algumas se sentiriam confortáveis, outras não, o que poderia estimular mudanças", diz.
O levantamento foi feito com 3.100 empresas, 26 mil diretores em 44 países.
PONTE SOBRE RODAS
Com foco sobretudo na linha que liga São Paulo ao Rio de Janeiro, a Auto Viação 1001, empresa fluminense de transporte, investirá cerca de R$ 35 milhões na renovação de sua frota.
Serão 74 novos ônibus, dos quais 22 veículos de dois andares --na parte superior, haverá mesas e tomadas para o carregamento de notebooks e celulares.
No piso inferior, pela primeira vez a empresa terá poltronas leito que reclinam até 180 graus. O maior alvo são passageiros que viajam a trabalho.
"Com o momento da economia, em que empresas estão reduzindo gastos, a ideia é ter um serviço para competir com as aéreas", diz Heinz Kumm Junior, principal executivo da viação.
O trecho Rio-São Paulo representa 15% da receita da empresa. A 1001 faz parte do grupo JCA, que também controla, entre outras, as viações Cometa, Catarinense, Expresso do Sul e Rápido Ribeirão Preto.
R$ 588 milhões
é o faturamento anual da empresa de transporte
1.300
são os ônibus que compõem a frota da viação
4.000
é o número de funcionários
RECEITA ESTRANGEIRA
O grupo Óticas Carol fechou uma parceria para produzir lentes de grau das marcas Varilux e Zeiss em sua fábrica, em Barueri (SP).
Esse é o primeiro contrato de produção da rede com grandes companhias estrangeiras. Hoje, a unidade fabrica somente lentes da marca própria, Globallux.
Com a expansão, será possível produzir lentes das companhias internacionais e usar a tecnologia delas na confecção de produtos da marca própria brasileira.
"Nosso objetivo para o primeiro ano é produzir 30% de todo o consumo de óculos de grau dentro da nossa rede", afirma Ronaldo Pereira Junior, CEO do grupo.
As novas linhas representam US$ 5 milhões (cerca de R$ 12 milhões) em aportes.
"As lentes da nossa marca, que serão produzidas com a tecnologia Zeiss e Varilux, custarão 30% menos que as das grifes."
As lentes estrangeiras não terão o preço alterado, mas o grupo estima reduzir o tempo de entrega em 20%.
A empresa investirá ainda neste ano R$ 7 milhões em campanhas para estimular a venda de óculos de sol.
R$ 432 milhões
foi o faturamento em 2013
15%
é a projeção de crescimento em mesma base de lojas para 2014
240 mil
é a produção anual de pares de lentes na fábrica do grupo
TURISMO NOS TRILHOS
Micro e pequenas empresas que ficam perto de operações de 20 linhas de trens turísticos e culturais em diferentes partes do país serão beneficiadas por um novo programa do Sebrae.
A ideia é fortalecer os cerca de 600 negócios que têm esse perfil e, com isso, ampliar o fluxo de turistas para que o faturamento das empresas seja ampliado.
Pousadas, restaurantes e lojas de artesanato serão os principais alvos da iniciativa, que deverá durar dois anos.
Os empresários terão apoio técnico e participarão de encontros e feiras. As consultorias também serão destinadas às operações dos trens.
Entre as regiões beneficiadas, estão as dos trens do Corcovado (RJ), do Forró (PE) e do Vinho (RS), e os expressos turísticos que saem da estação da Luz, em São Paulo.
vagas no nordeste
As regiões Norte e Nordeste e o interior de São Paulo tiveram o maior crescimento no volume de contratações de executivos no primeiro semestre deste ano, segundo a recrutadora Michael Page.
As admissões cresceram 13% e 11%, respectivamente, em comparação com o mesmo período de 2013.
"Os mercados do Norte e do Nordeste tiveram maior vigor do que o do Sudeste", diz Leonardo de Souza, diretor-executivo da recrutadora.
Foram ouvidos mil profissionais para o estudo.
Venda... A Saraiva lançará na próxima segunda (29) um novo sistema de e-commerce, com mais de 2 milhões de itens para comercialização. O valor investido na plataforma não foi informado.
...on-line Hoje, o sistema de vendas on-line do grupo representa um terço do faturamento do segmento de varejo. São cerca de 15 milhões de visitantes por mês, de acordo com a companhia.
Empurrão A Aceleratech, aceleradora de start-ups digitais, abre nesta semana sua quinta rodada de seleção de empresas. Ao entrar como apoiador, o grupo torna-se sócio com uma fatia de até 15%.