Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Outro Lado

Empresa admite atrasos e ressalta investimentos

DO RIO

A Petrobras informou que não conseguiu atingir a produção de 3,655 milhões de barris por dia em 2013 porque "o cenário observado não confirmou premissas e prazos que haviam sido considerados inicialmente".

A empresa reconhece que, "naturalmente, a maior produção de petróleo contribui positivamente para a geração de caixa operacional da companhia". Disse, porém, que "não comenta hipóteses", em relação a dividendos e lucros não obtidos.

Entre os fatores que interferiram na meta, a empresa cita o atraso na entrega de equipamentos como sondas, contratadas no exterior; atrasos nas licitações "motivadas por sobrepreço"; e maior tempo gasto com licenciamentos ambientais.

A Petrobras diz que a taxa de declínio da produção na bacia de Campos, de 10% por ano, está abaixo do padrão mundial de 11% a 13%.

Segundo a empresa, apesar da não realização de leilões de áreas de exploração pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis), os investimentos em exploração e produção cresceram 50% no período.

Além disso, alega, os leilões em outras áreas "vão contribuir para a renovação do portfólio".

A companhia reafirmou a meta de crescer a produção 7,5% este ano, com a entrada em operação de 11 plataformas desde o ano passado.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página