Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Grupo de londrinos não lê contrato e aceita trocar filho por internet grátis

DE SÃO PAULO

Um experimento fez com que seis londrinos concordassem em trocar seus filhos primogênitos por wi-fi grátis, segundo o jornal "The Guardian", demonstrando que não leram atentamente os contratos de acesso.

O estudo, feito pelo Instituto Britânico de Pesquisa da Cibersegurança em alguns bairros de Londres, envolveu a montagem de pontos de wi-fi gratuitos em junho.

Quando as pessoas tentavam se conectar, os termos e condições com os quais elas deveriam concordar para acessar a internet incluíam a "cláusula de Herodes": a conexão seria feita apenas se o usuário concordasse em entregar seu primogênito "pela eternidade".

Herodes era o governador da Judeia na época em que Jesus Cristo nasceu. Ao receber essa notícia, ordenou que todos os meninos com menos de dois anos que estavam em Belém ou nos arredores fossem mortos.

O objetivo dos pesquisadores era alertar para os problemas de segurança que o uso de wi-fi grátis pode trazer.

A F-Secure, empresa que patrocinou a ação, disse que o termo foi retirado depois, para continuidade do experimento. Após a remoção da cláusula, outros aparelhos continuaram se conectando à rede pública.

Segundo o jornal, se quisessem, os pesquisadores poderiam usar as informações recebidas, como senhas, para entrar em contas pessoais.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página