Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Finanças Pessoais

Consultor financeiro com selo de qualidade

A oferta de produtos e serviços financeiros é feita à semelhança de tantas campanhas de vendas que bombardeiam o consumidor com perspectiva de realização de sonhos, discursos bonitos, vantagens e benefícios dos mais variados. Nem sempre a oferta se preocupa com as necessidades do cliente.

Nenhum produto ou serviço é melhor do que outro, a menos que suas necessidades e objetivos financeiros sejam identificados, compreendidos e analisados.

E só então, com base nesse diagnóstico, surgirá uma recomendação ética e responsável de um produto ou serviço que melhor atenda a essa situação específica.

Sabemos que essa conduta ainda não é uma tradição no mercado brasileiro. Vamos entender tal realidade pedindo que os dois personagens principais dessa história entrem em cena: o agente comercial, contato na instituição financeira que faz a oferta, e o cliente, que compra, concorda e paga a conta.

Somos responsáveis pela decisão que tomamos na hora de comprar esse ou aquele produto. Muitas vezes, a abordagem comercial é feita com base na venda do produto em si, quando deveria considerar interesses e objetivos do cliente.

Situação pior, ser vítima de uma venda antiética, que atende aos interesses do vendedor ou da instituição financeira e contraria os interesses do cliente. Evite abordagens desse tipo e procure um profissional competente.

CERTIFICAÇÃO

Os órgãos reguladores e as entidades de autorregulação introduziram, há alguns anos, a exigência de certificação profissional para qualificar profissionais que atuam na comercialização e na distribuição de produtos de investimento diretamente ao público investidor.

A exigência dos órgãos recai sobre as instituições financeiras, que assumem o compromisso de só colocar na linha de frente profissionais preparados e qualificados para exercer essa atividade. A certificação profissional é o selo de qualidade.

Existem diversas certificações, classificadas de acordo com o segmento de clientes com o qual o profissional se relaciona.

Veja no quadro alguns exemplos das certificações profissionais da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) e do IBCPF (Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros).

ÉTICA

Além de ser aprovado em exame que testa seus conhecimentos, o profissional certificado adere a um código de ética. Não basta conhecer tecnicamente os produtos e serviços que serão oferecidos aos clientes. Essa oferta não pode ser feita a qualquer preço ou de qualquer forma.

É necessário observar princípios legais e éticos que assegurem que todos os termos da negociação foram claramente entendidos e acordados antes do fechamento de uma transação comercial.

RESPONSABILIDADE

Nós, consumidores, temos a obrigação de fazer nossa parte. A responsabilidade é nossa também. Minha recomendação é que você explore as vantagens de ser orientado por um profissional que detém essa qualificação.

Confira se o seu gerente de relacionamento tem esse selo de qualidade nos sites da Anbima e do IBCPF.

Durante o processo de negociação, assegure-se de ter entendido os benefícios do produto ou serviço. Não compre as características, compre os benefícios que o produto proporciona. Se não há benefício para você, não compre. Se não houve pleno entendimento dos prós e contras, solicite mais esclarecimentos. É seu direito.

Não transfira a responsabilidade de suas escolhas para o agente comercial. Você precisa da orientação desse profissional para conhecer todas as variáveis antes de tomar a decisão de contratar seu produto, mas a decisão final é sua.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página