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'Google da China' assume controle do portal Peixe Urbano

Em seu primeiro negócio no Brasil, Baidu adquire site brasileiro que ficou famoso com as compras coletivas e hoje exibe ofertas

Negociação foi fechada em um mês, após visita do presidente da China ao Brasil; companhia asiática prevê investir R$ 120 milhões no país

DE SÃO PAULO

A empresa chinesa Baidu, dona do segundo site de buscas mais usado no mundo, atrás apenas do Google, anunciou nesta quinta-feira (9) a compra do portal de ofertas brasileiro Peixe Urbano. Os valores da operação não foram divulgados.

Essa é a primeira aquisição feita pelos chineses no país --a operação brasileira da companhia foi inaugurada em novembro de 2013.

Yan Di, diretor-geral do Baidu Brasil, diz que a negociação faz sentido porque a tendência é que as pessoas façam mais buscas por ofertas de serviços na web, em vez de apenas informação.

"Na China, você quase não consegue pegar um táxi ou ir ao cinema se não tiver comprado um ingresso on-line. Isso vai ser replicado aqui", diz. Ele não descarta outras aquisições.

O Baidu vai assumir o controle do site brasileiro, mas Julio Vasconcellos permanece como presidente-executivo. Antigos acionistas do negócio, que vão de seis fundos de capital de risco ao apresentador de TV Luciano Huck, deixam a sociedade.

Vasconcellos afirma que a negociação com o Baidu começou por "coincidência". Ele conta que a companhia já estava no mercado buscando novas rodadas de investimento. Durante uma visita oficial do líder chinês, Xi Jinping, e do presidente do Baidu, Robin Li, ao Brasil, em julho, os chineses conheceram os brasileiros e se interessaram pela transação. O negócio foi fechado em um mês.

Fundado em 2010, o Peixe Urbano foi um dos primeiros sites de compras coletivas a operar no Brasil, mas foi gradualmente abandonando o modelo, envolvido em queixas de clientes e associações de defesa do consumidor.

Desde 2012, a empresa passou a se posicionar como um site de descontos, sem que seja necessária a adesão de um determinado número de clientes para liberar a oferta.

A mesma trilha foi seguida por concorrentes como o Groupon e o ClickOn.

DEMISSÕES

Por causa dessas mudanças, o Peixe Urbano teve de fazer ajustes. Hoje, a companhia tem 280 funcionários no Brasil --já foram entre 700 e 800 há cerca de três anos.

Vasconcellos diz que, com essa estratégia, a empresa voltou ao ponto de equilíbrio entre receitas e despesas em 2013 e que a busca por mais dinheiro tinha como objetivo voltar a acelerar o aumento dos negócios do site.

Com a venda, a expectativa também é usar as tecnologias criadas pelos engenheiros da companhia chinesa. "Eles têm sistemas de geolocalização, de aplicativos móveis, de busca e de personalização que são difíceis de desenvolver sozinho", afirma.

O investimento no Peixe Urbano faz parte da promessa do Baidu, feita durante a visita do mandatário chinês ao Brasil, de investir R$ 120 milhões no mercado brasileiro em três anos.

A companhia está negociando com institutos de pesquisa e universidades para construir um centro de desenvolvimento no país. Não há prazo para a inauguração.

BAIDU/2013

FATURAMENTO US$ 5,3 bilhões
LUCRO OPERACIONAL US$ 1,8 bi
NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS 40,5 mil
PRINCIPAL CONCORRENTE Google


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