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Farmacêuticas crescem com publicidade

Novata MIP Brasil Farma estreia neste mês na Globo e investe mais da metade de seu faturamento em publicidade

Focada em produtos isentos de prescrição, MIP segue modelo de negócios da mexicana Genomma Lab

MARIANA BARBOSA DE SÃO PAULO

Um dos filões que mais crescem no mercado farmacêutico, os MIPs (medicamentos isentos de prescrição) estão agitando o mercado publicitário.

A MIP Brasil Farma, que está completando um ano de vida e tem um modelo de negócios inspirado na mexicana Genomma Lab, estreia este mês sua primeira campanha na Globo. Até o fim do ano, estará presente também em Band, Gazeta, Rede TV! e SBT.

A Record, território dominado pela Genomma, ficou de fora do planejamento. "Conversamos com a Record, mas achamos que seria mais difícil construir nossas marcas em um ambiente dominado pelo concorrente", diz o presidente da MIP Brasil, Wolney Alonso.

A Genomma, que tem um portfólio mais popular que a MIP Brasil, se transformou no ano passado em um dos maiores anunciantes do país, investindo algo entre R$ 200 milhões e R$ 250 milhões exclusivamente na Record.

Trata-se de um valor expressivo, ainda mais considerando que a empresa faturou R$ 280 milhões ano passado, segundo apurou a Folha.

A empresa é conhecida por terceirizar a produção de medicamentos e investir massivamente em publicidade.

A MIP Brasil, que não desenvolve produtos, apenas licencia marcas de parceiros estrangeiros, segue na mesma linha. O faturamento previsto para este ano é de R$ 40 milhões e a empresa pretende investir R$ 25 milhões em publicidade, sendo R$ 10 milhões só no último trimestre.

Até então, a empresa vinha focando sua estratégia apenas em ações no SBT e nos canais fechados GNT e Sony.

A MIP Brasil é o mais novo empreendimento de Omilton Visconde Júnior, espécie de midas do setor. Na última década, vendeu três negócios, levantando mais de R$ 1 bilhão: o laboratório Biosintética, vendido para o Aché, a Segmenta, para a Eurofarma, e a PrevSaúde, para a Visanet.

Antes de lançar a MIP Brasil, Visconde Jr ingressou no e-commerce com a criação da Netfarma, e também lançou um consultoria em fusões e aquisições, a Entregga.

Os produtos da MIP (bala de goma com fibras, linha de cuidados para pés e para tirar manchas de pele) estão disponíveis em 5.000 pontos de venda, devendo chegar a 7.000 até o final do ano. "Vamos vender também em supermercados, perfumarias e salões", diz Alonso.

Para 2015, a MIP planeja investir R$ 15 milhões em uma fábrica em Ribeirão Preto, para nacionalizar a produção.

A venda de MIPs cresce 14% ao ano e já representa 29% do faturamento total de medicamentos do país, segundo a IMS Health. Nos doze meses até agosto, o mercado movimentou R$ 18 bilhões, quase R$ 3 bilhões a mais do que os genéricos.

MIP BRASIL FARMA /2014
FATURAMENTO R$ 40 milhões
NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS 30
CONCORRENTES Genomma Lab, Johnson & Johnson


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