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Empresas de cereais amargam declínio de vendas nos EUA

Busca de consumidor por dieta saudável ajuda a explicar o recuo

STEPHANIE STROM DO "NEW YORK TIMES"

Os cereais matutinos, um dos itens mais tradicionais no café da manhã nos EUA, perderam parte de seus atrativos.

Já há dez anos, o segmento está em declínio, enquanto os consumidores aderem às barras de granola, aos iogurtes e aos cafés da manhã "drive-through".

A queda vem se acelerando entre os integrantes das gerações mais novas, que tendem a fazer escolhas mais saudáveis --ainda que a Cheerios e outras marcas de cereais agora ofereçam variedades integrais e fortificadas com proteínas.

Os fabricantes apelaram para a nostalgia, com comerciais mostrando pessoas de gerações diferentes comendo Cheerios ou casais brigando pelos marshmallows dos cereais Lucky Charms.

O consumo de cereais matutinos atingiu um pico na metade dos anos 90, de acordo com o NNPD Group, um grupo de pesquisa de mercado. Embora 90% dos domicílios dos Estados Unidos reportem comprar cereais industrializados para desjejum, as vendas somaram US$ 10 bilhões no ano passado, de acordo com a Euromonitor, ante US$ 13,9 bilhões em 2000. O NNPD Group estima que as vendas da categoria devam cair ainda mais neste ano, para US$ 9,7 bilhões.

COM GLÚTEN

As vendas de cereais há muito estão sujeitas a ligeiras quedas causadas por modas na alimentação, como a dieta Atkins ou a mania do bagel. E muitos cereais não contêm proteína adicional e nem são livres de glúten.

E, é claro, há a geração milênio, cujos consumidores, com idades entre 14 e 32 anos, estão se provando uma dor de cabeça para as companhias de alimentos.

"É muito mais provável que eles comam besteiras do que façam três refeições", disse Jeff Fromm, presidente da FutureCast, empresa de pesquisa de mercado.

"Adicionalmente, há um pequeno mas influente grupo de consumidores da geração milênio cujo foco é a saúde, e eles não gostam de alimentos industrializados."

Na General Mills, as marcas de iogurte roubaram vendas dos cereais. "Alguns dos meus negócios foram para meus colegas responsáveis por iogurtes", disse Jim Murphy, presidente da Big G, área de cereais da General Mills.

A Post Holdings reportou que as vendas de seus cereais caíram 3,4% no terceiro trimestre de seu ano fiscal ante o mesmo período em 2013.

Já as vendas de alimentos matinais da Kellogg Company recuaram 4,9% no segundo trimestre.

A MOM Brands até o momento parece imune à tendência adversa no setor, e dois anos atrás ultrapassou a Post para se tornar a terceira maior companhia no segmento de cereais.

"Tivemos um crescimento anual de 5% ao longo dos últimos cinco anos", disse Paul Reppenhagen, vice-presidente sênior de marketing e estratégia empresarial.

A MOM conquistou sucesso com uma marca relativamente nova, a Mom's Best: "Não tem óleos hidrogenados, conservantes, sabores e corantes artificiais --até para a embalagem usamos tintas de base vegetal".


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