Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Reservatórios caem ao pior nível desde 2000

DE SÃO PAULO

Os reservatórios do sistema elétrico devem alcançar o pior nível desde o início da série histórica, criada em 2000, segundo projeção do ONS (Operador Nacional do Sistema.

De acordo com o relatório, o nível médio dos reservatórios de Sudeste e Centro-Oeste deve cair para 19,9% ao final deste mês.

Até então, o pior índice foi setembro de 2001, quando o nível médio ficou em 20,6%. Naquele ano, o governo federal lançou um plano de racionalização do uso da energia, com alto custo político.

Os reservatórios são considerados as baterias do sistema elétrico brasileiro. Quanto mais vazios ficam, maior a necessidade do uso de usinas termelétricas, mais caras.

Como as regiões Sudeste e Centro-Oeste concentram 70% das reservas hídricas, o nível baixo cria um alerta para todo o país.

Segundo os dados de operação do ONS para domingo, o nível médio dos reservatórios em todo o país é de apenas 27,5%.

Apenas no Sul, onde estão somente 7% das reservas, o nível é alto neste momento: 90%.

A escassez de chuvas voltou a pressionar o preço do mercado de curto prazo, o chamado preço de liquidação das diferenças (PLD). Segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o PLD voltou a subir na terceira semana de outubro, após registrar queda nas três anteriores.

O PLD subiu de uma média de R$ 646,60 por megawatt-hora, na semana anterior, para R$ 808,99 por megawatt-hora.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página