Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Acordo global

Estados Unidos rejeitam tratado da ONU que regulamenta internet

DE SÃO PAULO - Os Estados Unidos anunciaram que não assinarão o novo tratado da União Internacional de Telecomunicações (UIT), da ONU, apresentado para votação ontem na Conferência Mundial de Telecomunicações Internacionais (WCIT-12) em Dubai.

"É com coração pesado e sensação de oportunidade perdida que os Estados Unidos comunicam que não serão capazes de assinar o acordo na forma atual", afirmou o chefe da delegação americana, Terry Kramer, no momento em que os 193 países membros da UIT começavam a votar.

Os Estados Unidos atravessaram as duas semanas da conferência, que termina hoje, defendendo que o acordo não tratasse de internet, como queriam Rússia, China e Arábia Saudita.

"A internet deu ao mundo benefícios inimagináveis nos últimos 24 anos, sem regulação da ONU", disse Kramer.

O documento final abre caminho, no entender dos EUA, para a regulação da internet pela ONU em temas como definição de endereços de sites. Canadá e vários países europeus, entre eles o Reino Unido, acompanharam a recusa americana do tratado.

A regulação da internet é feita hoje por uma série de organizações não governamentais, baseadas nos EUA.

Uma das principais, a Icann (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), atua sob licença do Departamento do Comécio americano.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página