Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Contratos europeus valorizam mais as marcas

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Enquanto no Brasil as relações entre clubes e empresas patrocinadoras dizem respeito a estampar camisas e, assim, diminuir custos com publicidade em mídia, na Europa a história é outra.

Segundo Amir Somoggi, consultor de marketing e gestão esportiva, os times europeus fazem valer mais os investimentos das empresas ao realizarem eventos e atividades com seus patrocinadores.

"Na Europa, há um trabalho de relacionamento de parcerias entre as partes que não é feito no Brasil. Os times de lá, inclusive, conseguem trabalhar a exposição de seus patrocinadores em lugares distintos, com públicos específicos", afirma Somoggi.

Ele cita o exemplo do Manchester United. "Hoje, o clube tem mais de 2 milhões de torcedores cadastrados em seu site. É muito fácil levar qualquer informação de seus patrocinadores para esse público. Que empresa não gostaria de se associar a esse time?", diz Somoggi.

Para Eduardo Muniz, professor de "branding" e marketing esportivo da ESPM, ainda falta planejamento das empresas que patrocinam esportes no Brasil. "Numa linha mais geral, os patrocinadores não avaliam os atributos de marcas e proximidade dos clubes", afirma Muniz.

"O universo do futebol europeu é muito mais organizado do que o sul-americano", diz o diretor de marketing da Semp Toshiba, Eduardo Toni. "Mas estamos no caminho de melhorar isso no Brasil."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página