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Incubadora investe na busca de produtos para a Copa do Mundo

Projetos incluem aplicativo para localizar atrações turísticas e rede social para fãs de futebol

A C.A.I.S. do Porto, no Recife, conta com 17 empresas que desenvolvem soluções para eventos

FILIPE OLIVEIRA COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Diante dos problemas que a cidade enfrenta para receber turistas, novas empresas da incubadora C.A.I.S. do Porto desenvolvem soluções tecnológicas que podem virar produtos lucrativos na Copa do Mundo de 2014.

Entre os projetos, estão a criação de aplicativos para localização de atrações turísticas e empresas, criação de páginas de eventos e venda de ingressos pela internet, soluções para reserva em restaurantes e até uma rede social para fãs de futebol.

A incubadora faz parte do Porto Digital do Recife, polo tecnológico com cerca de 200 empresas criado em 2000 a partir da articulação de Estado, universidades e iniciativa privada.

Vitor Andrade, coordenador de incubação do Porto Digital, diz que desde 2010 a C.A.I.S. do Porto já busca em seus editais empresas com soluções para eventos. Para ele, a Copa do Mundo será uma chance de resolver problemas que já existem: "A Copa cria um senso de urgência para resolver as coisas".

Hoje são 17 empresas em incubação com acesso a consultoria por 18 meses.

Para conhecer as demandas do turismo na cidade, o Sebrae de Pernambuco realizou pesquisas com consultores e profissionais da área e elencou problemas que precisavam de soluções, conta o analista técnico do Sebrae-PE, Péricles Negromonte.

Os resultados foram mostrados para empresários da área de TI. Depois foi feita uma reunião entre profissionais de informática e turismo para colocar ideias em ação.

Ao participar desses encontros, os empresários da incubadora se mostraram interessados: "Foram os mais animados. Quando você é novo é mais fácil ter boas ideias", diz.

CRIAÇÕES

Para facilitar a vinda do turista que precisa de informação, a equipe da Cicerone desenvolve um aplicativo que possibilita que ele tenha informações sobre pontos turísticos próximos. Para isso, soa um alarme sonoro em seu smartphone quando chega a um local cadastrado.

A equipe formada por Ingo Porto, 34, João Vitor Xavier, 20, e Rudrigo Lima, 30, pretende adicionar mais tarde ferramentas como possibilidade de votar nos melhores pontos turísticos e montar roteiros de visitas.

Ligado mais diretamente ao futebol, o torcedor do Santa Cruz, Arthur Alvim, 24, está no time que desenvolve a Goow, plataforma virtual para encontro entre torcedores, clubes e patrocinadores.

Ele planeja que o site ofereça atividades como compra de ingressos, transmissão de jogos, venda e divulgação de produtos e criação de páginas de clubes.

"Vimos que em Pernambuco o campeonato local teve o melhor público nos campeonatos estaduais. O Facebook não expressa bem isso."


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