Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Eu invisto em

Thomaz Bellucci, tenista

"Como estou sempre viajando, meus pais que tomam conta da parte financeira para mim. Aplico basicamente em fundos de investimento"

PREVIDÊNCIA

O VGBL é uma boa opção de investimento conservador para cinco anos?

F.A.A.S., de Fortaleza (CE)

RESPOSTA - Quando falamos em previdência privada, dois tipos de plano são regularmente apresentados: o PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) e o VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre).

A diferença entre os dois se refere a aspectos tributários (Imposto de Renda).

No VGBL, o IR é cobrado apenas sobre os rendimentos. As contribuições ao plano não podem ser utilizadas para reduzir a renda salarial tributável.

O VGBL é, portanto, um instrumento adequado para acumulação de poupança de longo prazo para aqueles que fazem a declaração de IR pela forma simplificada.

Para investimentos com horizonte menor que oito anos, entretanto, o VGBL é uma alternativa pior que os fundos de investimento, pois é tributado a uma alíquota de IR superior.

RENDA FIXA

Invisto em CDB de um grande banco: prazo de três anos e 85% do CDI. Vale a pena ou preciso mudar para a nova poupança?

A.C., de São Paulo (SP)

RESPOSTA - As aplicações em poupança, desde maio de 2012, têm rendimento de TR (Taxa Referencial) mais 70% da taxa Selic, enquanto esta for igual ou inferior a 8,5% ao ano.

Não podemos comparar simplesmente esses 70% com a proporção do CDI que um CDB rende, pois a poupança tem a vantagem de ser isenta de IR sobre os rendimentos.

Para fazer a comparação, devemos primeiro estimar qual o horizonte do investimento, a fim de saber qual alíquota de IR incidirá sobre os rendimentos do CDB.

Se o horizonte de investimento superar dois anos, por exemplo, a alíquota de IR será de 15%. Nesse caso, o CDB precisaria render mais de 84% do CDI para superar a poupança.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página