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Lojistas já planejam 'saldão' pós-Natal

Na internet, 50 redes vão aderir amanhã à ação de descontos; algumas lojas físicas também farão promoções

Segundo vendedores, movimento no último dia antes do Natal foi aquém do esperado; Alshop prevê alta de 6%

DE SÃO PAULO COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Antes mesmo de fechar o balanço de vendas do Natal de 2012, o varejo se prepara para o tradicional "saldão" de fim de ano, com descontos em produtos de lojas físicas e virtuais.

A partir de amanhã, cerca de 50 sites de comércio eletrônico iniciam a Boxing

Week, mais um período de vendas tradicional nos Estados Unidos que ganha versão nacional.

Entre as lojas virtuais confirmadas estão Netshoes, Americanas.com, Walmart.com, Submarino Viagens e Extra.com. O período de descontos vai até o próximo sábado, dia 29.

Segundo os organizadores do evento, com descontos médios de 20% a 30%, as vendas das lojas participantes devem chegar a R$ 75 milhões no período.

No ano passado, houve o Boxing Day, com apenas um dia de promoções. O faturamento da data foi de R$ 58 milhões, segundo dados da consultoria e-bit.

O Walmart, que participa pela segunda vez do evento, prevê aumentar as vendas em 80% com relação a 2011.

LOJAS FÍSICAS

Nas lojas físicas, segundo informações da Alshop (entidade que reúne lojistas de shoppings), não haverá um evento coordenado. As ações de descontos ficam a critério de cada lojista, que pode optar pelas promoções dependendo do seu desempenho de vendas no Natal.

Ontem, vendedores das lojas Renner e Siberian em shoppings centers de São Paulo, informavam que os descontos começariam a partir de amanhã. Em algumas lojas, como a Colcci, já havia peças em promoção.

MOVIMENTO

A Alshop prevê aumento de vendas no Natal de 6% em relação a 2011.

No entanto, lojistas ouvidos ontem pela Folha diziam que o movimento de consumidores estava abaixo do esperado.

"Está estranhamente tranquilo. O mês empatou com o ano passado", afirma Eliton Benigno, 42, gerente da loja de calçados DiPollini do shopping Higienópolis.

Na Água de Cheiro, as vendas em dezembro foram entre 20% e 30% menores do que em 2011, segundo a gerente.

"Esse Natal foi quase como um Dia das Mães", diz Rosane Correia, vendedora da loja do shopping West Plaza.

O consumidor Jefiter Luís, 37, morador de Presidente Epitácio, ficou surpreso com a tranquilidade do centro de compras, onde veio escolher os últimos presentes para a família. "Achamos que iria estar mais cheio. Está bem sossegado", disse.


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