Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ator de 'Seinfeld' promove 'Soup Nazi'

Jason Alexander ajuda a lançar marca de sopas de cozinheiro iraniano ridicularizado em episódio do seriado

Para Al Yeganeh, que inspirou 'Soup Nazi', o programa arruinou sua vida pessoal, mas estimulou os negócios

FERNANDA EZABELLA DE LOS ANGELES

O cozinheiro Al Yeganeh nunca gostou do apelido "Soup Nazi" que ganhou em rede nacional na série de Jerry Seinfeld, em 1995, e até expulsou o comediante de seu restaurante nova-iorquino com o infame bordão "No soup for you!" (sem sopa para você).

Dezessete anos depois, um dos atores do seriado é um dos investidores que está ajudando a sua marca a dar a volta por cima e chegar aos supermercados dos EUA.

Jason Alexander, o George Costanza de "Seinfeld", passou algumas horas em um supermercado de Los Angeles, servindo sopas e entrevistando clientes para divulgar os quatro sabores da "Original SoupMan". "Muitas pessoas não sabem que o episódio 'Soup Kitchen' foi inspirado num restaurante de verdade em Nova York", disse Alexander, 53, "errando" o nome do episódio "Soup Nazi", provavelmente de propósito. "Não se preocupem, nada pode dar errado aqui. Desta vez, é sopa para todo mundo."

As caixinhas de 480 g, vendidas por R$ 8 nos sabores tomate, lagosta, galinha e lentilha, trazem na embalagem o rosto pouco amigável de Al Yeganeh, um iraniano radicado nos EUA que abriu uma loja de sopas na rua 55 de Manhattan em 1984.

Em pouco tempo, ficou famoso pelo esquema autoritário imposto para fazer funcionar as longas filas formadas na rua.

ARRUINADO

Yeganeh sempre disse que "Seinfeld" arruinou sua vida pessoal, mas ainda assim ajudou a promover seus negócios. Em 2004, ele fechou o estabelecimento para buscar parcerias e expandir o empreendimento com franquias.

Um primeiro acordo fechado faliu em poucos anos e uma nova empresa resgatou o negócio no fim de 2009. Até o início deste ano, os dois grupos ainda brigavam na Justiça por direitos da marca.

O local original reabriu em 2010, mas sem a presença de Yeganeh, que agora é conselheiro especial da empresa.

Avesso à mídia, o cozinheiro continuou a fazer sucesso. O ator que o interpretou na TV, Larry Thomas, voltou a vestir-se de "Soup Nazi" ao lado de Jerry Seinfeld num comercial de carro durante o Super Bowl deste ano.

Atualmente, a marca tem dez lojas em Nova York e três em outros Estados. Tim Gannon, cofundador da rede Outback, foi contratado para gerenciar os negócios.

Para a fluidez das filas, as regras continuam as mesmas, em cartazes colados em diferentes línguas, menos português: "Escolha a sopa. Tenha o dinheiro pronto. Dirija-se à extrema esquerda após fazer o pedido".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página