Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mercado espera PIB abaixo de 1% em 2012

DE SÃO PAULO

A previsão de analistas para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em 2012 recuou para menos de 1% pela primeira vez.

A última edição do ano da pesquisa semanal Focus -feita pelo Banco Central com cerca de cem bancos e consultorias -, divulgada ontem, aponta um crescimento de 0,98% em 2012.

Se confirmado, o resultado será menos de um terço do que esperavam os economistas na virada de 2011 para 2012, quando previam uma expansão de 3,3%.

A taxa básica de juros também caiu mais -dos 9,5% esperados no início do ano para os atuais 7,25%.

Em 2012, o BC colocou os juros em baixa recorde e o governo lançou mão de desonerações tributárias. Tudo para evitar o baixo crescimento, mas o resultado não saiu como o esperado.

"Os juros não conseguiram estimular a economia, os investimentos não vieram", afirma Marcelo Kfoury, economista-chefe do Citibank.

Na opinião dele, a transmissão desse estímulo para a atividade foi interrompida, com os bancos menos dispostos a emprestar diante da inadimplência em alta: "O juro baixo é condição necessária para estimular a economia, mas não é suficiente".

Sem capacidade de competir com importados, a indústria registrou queda da produção -que, segundo analistas, deve recuar 2,31%.

A crise externa também abalou as expectativas de empresários, que congelaram planos de investimento.

Para 2013, a expectativa é que o crescimento seja maior que em 2012 (3,3%). Uma das contribuições deve ser a leve melhora da atividade esperada para o quarto trimestre. Se isso ocorrer, ao menos 1,2% de expansão está garantida em 2013.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página