Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Petrobras lidera perda na Bolsa em 2012

Estatal é a empresa que tem maior queda em valor de mercado, seguida pela OGX, de Eike; Ambev tem maior alta

Petrolífera cai para a 3ª posição e Ambev se consolida como maior empresa do Brasil em valor de mercado

DE SÃO PAULO

A Petrobras foi a empresa brasileira que mais perdeu valor de mercado em 2012, quando foi ultrapassada por Ambev e Vale entre as maiores companhias na Bolsa.

O valor de mercado da estatal recuou R$ 36,7 bilhões em um ano, passando para R$ 254,8 bilhões, segundo pesquisa da Economatica.

A segunda maior queda foi da OGX. A petrolífera do grupo EBX, do empresário Eike Batista, viu seu valor de mercado despencar R$ 29,8 bilhões, de R$ 44 bilhões para R$ 14,2 bilhões.

Completam a lista das dez empresas brasileiras de capital aberto que mais perderam valor em 2012 estão Eletrobras, CSN, CPFL, Cesp, Santander, Eletropaulo, Telefônica e Ampla Energia.

Entre as que mais cresceram, o destaque é a Ambev, que passou da terceira posição em 2011 para a liderança em 2012. Ela cresceu R$ 76,6 bilhões -para R$ 264,2 bilhões- e ultrapassou as gigantes Petrobras e Vale.

Com a alta, a Ambev se tornou a líder também do ranking da América Latina.

O segundo maior crescimento foi o do Bradesco (R$ 24,9 bilhões), e o terceiro, da Vale (R$ 17,2 bilhões).

A mineradora se manteve como a segunda maior empresa do país. Completam o ranking CCR, Souza Cruz, Cielo, Natura, Itaú Unibanco, BM&FBovespa e Sabesp.

O desempenho de Petrobras e OGX fez com que o setor de petróleo e gás fosse o mais prejudicado no ano passado, com perda de R$ 68,9 bilhões no valor de mercado -as duas foram responsáveis por 96% da queda.

Na outra ponta, o desempenho da Ambev fez o setor de alimentos e bebidas ser o de maior crescimento nominal em valor de mercado. Da alta de R$ 93,8 bilhões, 82% foram devidos apenas ao crescimento da empresa.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página