Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Blog do 'FT' vê 'jeitinho' brasileiro em Mantega

DE SÃO PAULO

O blog "beyondbrics", do jornal "Financial Times", classificou os dois principais representantes da equipe econômica de Dilma Rousseff, Guido Mantega, ministro da Fazenda, e Alexandre Tombini, presidente do Banco Central, de "profissionais do jeitinho brasileiro".

Depois de uma breve explicação sobre o conceito do termo, a referência é usada para mostrar como eles estão usando artifícios pouco usuais, embora legais, na condução da política econômica.

"Com crescimento ainda lento e preços subindo mais que o esperado, o presidente do BC e o ministro da Fazenda também estão ficando profissionais do jeitinho [brasileiro], embora de forma legal", diz o texto do blog, que publica posts sobre países emergentes.

O pedido de Mantega para que São Paulo postergasse o reajuste nas tarifas de ônibus de forma a evitar um impacto forte na inflação é um dos exemplos citados pela publicação para ilustrar o adjetivo atribuído aos dois.

Segundo a publicação, Mantega pode ser considerado um "expert" no jeitinho, já que passou os últimos anos "brincando" com impostos para tentar gerenciar crescimento e o câmbio.

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), rebateu o blog. "[O ministro] faz política de gestão, não de jeitinho." Ele disse que o reajuste das tarifas de ônibus será realizado entre maio e junho e que o adiamento é normal.

"Se há contratos em que o reajuste coincide, a coisa mais natural do mundo é fazer gestão no sentido de descasar os reajustes ao longo do ano para que o impacto não seja tão forte", disse Haddad.

Para Tombini, a crítica recai sobre a diferença entre as taxas Selic e DI -que seria, segundo o periódico, uma forma de perseguir crescimento sem ter de fazer um novo corte nos juros básicos.

HISTÓRICO

Textos com sátiras e opiniões mais duras sobre a economia do Brasil na mídia internacional ficaram frequentes nos últimos meses, em especial após a frustração com o PIB do terceiro trimestre.

A revista britânica "The Economist" chegou a sugerir em editorial que Dilma demitisse Mantega.

O mesmo "beyondbrics" fez uma sátira de Natal, em que colocava a presidente como rena do nariz vermelho e chamava o ministro da Fazenda de "Guido, o elfo vidente".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página