Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Conciliação e mediação são alternativas

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Para o advogado Rodolfo Amadeo, 36, membro do CBAr (Comitê Brasileiro de Arbitragem), a mediação pode ser o melhor caminho para decidir situações nas quais o diálogo entre as partes se tornou difícil ou que envolvam relações mais duradouras, como em uma sociedade.

"O mediador age como um catalisador, restabelecendo a conversa entre as partes e ajudando-as a compreender melhor como os interesses podem se harmonizar", diz Amadeo.

Já Sydney Sanches, 79, presidente da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem da Fiesp, cita ainda outra alternativa para tentar resolver essas questões.

"A mediação e a conciliação são os meios mais fáceis e pelos quais as próprias partes podem se convencer de que é preferível um acordo", diz.

Ex-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Sanches afirma que as duas modalidades e a arbitragem são as melhores opções para um empresário diante de imbróglios jurídicos.

"Mostram-se menos onerosas e mais rápidas que os processos na Justiça, onde há quatro instâncias para a decisão final e mais quatro para seu cumprimento ou sua execução", afirma.

Em São Paulo, órgãos como a Fiesp e o Caesp atendem os interessados em buscar a mediação.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página