Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

EUA e Japão devolvem liderança à Toyota

Grupo vende 9,75 milhões de veículos no mundo em 2012 e supera a General Motors, que a havia batido em 2011

Vendas crescem 23% apesar de boicotes da China; marca fez 19 lançamentos no mercado americano

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A Toyota retomou da General Motors a posição de maior montadora mundial no ano passado ao atingir vendas globais de 9,75 milhões de unidades.

O período marcou uma recuperação dos problemas enfrentados pelo terremoto que devastou o Japão e afetou a capacidade de produção da companhia, assim como de outras japonesas.

O desastre natural fez a Toyota perder, em 2011, o posto de maior montadora mundial, alcançado em 2008, para a General Motors.

As vendas do grupo japonês -inclui as marcas Daihatsu e Hino- cresceram 23% em 2012, apesar dos problemas enfrentados na China.

Uma disputa geopolítica entre as duas potências asiáticas estimulou um boicote dos chineses aos carros japoneses. As vendas da Toyota no país caíram 5%, índice semelhante aos recuos da Nissan (-5%) e da Honda (-3%).

As duas concorrentes japonesas também mostraram recuperação do período do terremoto e encerraram o ano com vendas recordes -4,9 milhões e 3,8 milhões, respectivamente.

PAÍSES

As três foram beneficiadas por uma demanda mais forte nos EUA e no Japão, onde incentivos sobre veículos menos poluentes ajudaram a puxar o mercado.

A Toyota fez 19 lançamentos -entre novos e modificados- no mercado norte-americano. As vendas cresceram 27% no país, para mais de 2 milhões de unidades.

No Brasil, a companhia japonesa encerrou o ano com um volume 15% superior ao de 2011, com 113,8 mil unidades vendidas, na 7º posição.

Já a General Motors vendeu cerca de 640 mil unidades e terminou na 3º colocação entre as comercializadas no país. No mundo, o grupo americano encerrou com um volume de 9,29 milhões de unidades, na segunda posição.

O grupo Volkswagen ficou na terceira posição em volume de vendas no ano passado, com vendas globais de 9,1 milhões de veículos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página