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Má gestão iria destruir a Atari, diz fundador

Empresário que empregou Jobs diz ter recusado oferta de US$ 50 mil por 1/3 da Apple

ALEXANDRE ORRICO DE SÃO PAULO

Constantemente chamado de "pai dos videogames", o empresário Nolan Bushnell, 69, crê que o futuro dos jogos eletrônicos seja a convergência com outras mídias, como o cinema, entre múltiplos dispositivos e novas tecnologias.

"A verdadeira inovação é criar algo que ainda não existe", diz Bushnell, que aponta projetos que costurem diferentes meios como caminho da salvação para a Atari, companhia que fundou em 1972 e que neste mês entrou com um pedido de recuperação judicial nos EUA.

"A companhia tomou a decisão certa. A Atari sempre foi inovadora e a má administração estava matando a criatividade dela", afirma.

A intenção da empresa é se desvincular de sua parte francesa, a Atari SA.

Bushnell está no Brasil para participar da sexta edição da Campus Party, evento de tecnologia que acontece em São Paulo até domingo.

Em conversa com a Folha, Bushnell disse ainda que sempre tem tempo para jogar.

"Atualmente tenho jogado muito 'Portal' (game de

teletransporte em primeira pessoa da Valve) e 'Minecraft' (jogo de montagem de blocos, semelhante à um Lego virtual).

ENSINO

Atualmente Bushnell trabalha em um projeto que utiliza games na educação do ensino médio nos Estados Unidos. Ele defende que os jogos eletrônicos são as melhores ferramentas de ensino que existem.

"Podemos ensinar qualquer coisa dez vezes mais rápido com games. Qualquer coisa. Eles ajudam crianças e adultos terem foco e concentração em algum objetivo. Esses objetivos podem ser muito bem questões de história ou equações de matemática", afirma Bushnell.

STEVE JOBS

Além de pai dos videogames, o empresário tem outro título importante: mentor de Steve Jobs.

O cofundador da Apple, morto em 2011, teve sua primeira oportunidade de emprego na Atari, quando ainda andava descalço e era descrito por colegas como "fedido" e "aquele que não gosta de tomar banho".

"Ele tinha seus defeitos e era difícil de lidar. Às vezes ele dormia em sua mesa pela manhã, e as pessoas reclamavam que ele cheirava mal. Mas Steve era intenso. Pessoas intensas aprendem qualquer coisa muito rápido. Ele aprendeu design de videogames em dois meses e meio! A partir daí ele mesmo viu que tinha um potencial muito grande. Eu até hoje faço isso: contrato pessoas intensas, que têm brilho nos olhos."

"Jobs chegou a me oferecer um terço da Apple por US$ 50 mil, e eu recusei", disse Bushnell mais tarde, em palestra na Campus Party, em tom de arrependimento e arrancando risos da plateia.


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