Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Atrás da banda

Blocos de rua viram vitrine para marketing de empresas no Rio; chapéus, sombrinhas e até calcinhas e cuecas são distribuídos para os foliões

LUCAS VETTORAZZO DO RIO

Não é de hoje que o Carnaval de rua do Rio arrasta multidões pela cidade. Só agora, contudo, que as empresas privadas perceberam que o potencial de consumo dessas pessoas vai além de cervejas, confetes e serpentina.

Pelo menos cinco empresas -Antarctica, Devassa, Duloren, Ipanema e Itaú- estão com campanhas de marketing nos blocos do Rio, que vão da entrega de brindes ao patrocínio de cordões.

A ideia é combinar o marketing no blocos com campanhas nas redes sociais, mas nenhuma delas revela o valor investido.

Pela primeira vez, a fabricante de lingeries Duloren irá patrocinar um bloco -o Areia, que sai no domingo de Carnaval, no Leblon. Lá distribuirá mil calcinhas, cuecas e camisinhas para os foliões.

A diretora de marketing e estilo da Duloren, Denise Areal, afirma que a campanha nos blocos é uma extensão do esforço nas redes sociais.

"Nós anunciamos no Facebook que iremos distribuir calcinhas no bloco e já tem cliente de Aracaju (SE) e Porto Velho (RO) perguntando quando faremos algo parecido por lá. É um tipo de marketing que nunca tínhamos experimentado e que está dando muito retorno."

Há quatro anos a Antarctica, da Ambev, é a cerveja oficial do Carnaval de rua. Além de patrocinar 110 blocos neste ano, 60 a mais que no ano passado, a empresa investiu mais pesado nos brindes.

Serão 200 mil itens, entre os já famosos chapéus panamá azuis, miniventiladores de mão, sombrinhas e porta-documentos à prova d'água.

O gerente de marketing da Antarctica, Cristiano Fonseca, afirma que os brindes são uma parte do que já é feito durante os cinco dias.

Como patrocinadora da Dream Factory, empresa que ganhou da Prefeitura do Rio o direito de organizar o Carnaval de rua, a Antarctica fornece banheiros químicos, enfeites de ruas e gradeamento de monumentos.

A cervejaria criou aplicativos no Facebook para transformar a presença nas ruas em fortalecimento de marca no mundo virtual. O primeiro é o "Agenda da Boa", que lista todos os blocos da cidade e que faz também a "Seleção da Boa", com os 110 blocos patrocinados.

A cervejaria Devassa, do grupo Brasil Kirin, aposta no clima de paquera para reforçar sua marca.

A empresa distribuirá ventarolas, que levam as frases "me beija" e "me erra", e patrocinará 18 blocos.

A fabricante de Sandálias Ipanema patrocina a Liga Carnavalesca dos Amigos do Zé Pereira, que reúne 13 blocos, entre os quais os tradicionais Céu Na Terra e o Me Beija Que Eu Sou Cineasta.

A empresa distribuirá bolsas com sandálias estilizadas e instalará uma "foto cabine", para onde serão levadas as foliãs com fantasias mais criativas. Os melhores cliques irão para no Facebook.

O Itaú também distribui brindes, como ventarolas, chapéus e óculos nas cores laranja, mas não quis detalhar sua estratégia.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página