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Serviço ajuda consumidor a evitar golpes
ANNA CAROLINA RODRIGUES COLABORAÇÃO PARA A FOLHAA partir hoje, consumidores que quiserem contratar serviços ou comprar produtos poderão checar informações financeiras das empresas antes de fechar negócio -e reduzir o risco de cair em golpes.
Entra em funcionamento um serviço para fornecer dados sobre protestos, cheques sem fundo, falências e ações judiciais, além de endereço, telefone, participação societária, faturamento e confirmação da existência legal da empresa consultada.
Cada relatório, enviado pela internet, custa R$ 29,90. A compra é feita no site da Serasa Experian (www.serasaexperian.com.br) ou do Reclame Aqui (www.reclameaqui.com.br). O serviço é uma parceria da Serasa Experian, empresa de informações financeiras, com o site Reclame Aqui.
Para Maria Zanfoli, superintendente da Serasa Experian, a ideia é equilibrar a balança entre empresas e consumidores. "As empresas sempre puderam tomar decisões seguras na hora de liberar compras ou oferecer crédito para os clientes. Por que não os consumidores?"
"O consumidor sempre foi refém das empresas. Agora, o contrário também vale", diz Maurício Vargas, presidente do site.
A ideia do serviço é evitar casos como o de Fernanda Ribeiro, que em 2011 comprou uma viagem para o México para comemorar a formatura.
Por uma semana de viagem (hotel, passagens e alimentação), ela pagou R$ 5.000. Na véspera do embarque, o passeio foi cancelado. O dinheiro nunca foi devolvido, e a empresa decretou falência.