Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Sony lança PlayStation 4, mas console é ainda mistério

Novo videogame não foi apresentado em evento ontem em Nova York

Jogadores vão poder dividir imagens e vídeos de games com os amigos; preço ainda não foi divulgado

ALEXANDRE ORRICO ENVIADO ESPECIAL A NOVA YORK

O PlayStation 4, o aguardado aparelho da empresa japonesa Sony, foi finalmente anunciado ontem em Nova York, mas os mistérios sobre o console continuam.

Isso porque o aparelho, que é uma das apostas da Sony para voltar a crescer, não foi mostrado no evento feito pela companhia e o preço não foi divulgado. Ele deve chegar às lojas dos EUA antes do fim do ano.

Com uma arquitetura semelhante à de um PC potente, o PS4 terá uma rede social própria e um novo controle, chamado DualShock 4, que inclui o botão "compartilhar" para que os jogadores dividam imagens e vídeos de games com os amigos.

Além do botão de compartilhar, o controle tem outras novidades: uma área sensível ao toque logo ao lado do direcional e uma barra de luz entre os botões de ombro, para que o console possa rastrear a posição dos jogadores.

O serviço de transmissão on-line de vídeos Gaikai, comprado pela Sony por US$ 380 milhões no ano passado, será integrado ao PS4.

Jogadores poderão testar games antes de comprar sem a necessidade de baixar algum arquivo ou até mesmo pedir ajuda para amigos quando estiverem com dificuldades em algum jogo.

O acesso on-line, para conversar com amigos e ver os jogos gravados ou ao vivo, poderá ser feito por meio de smartphones e tablets.

Diferentemente do PS3, o novo game permitirá atualização em segundo plano, ou seja, não será preciso esperar um download terminar, por exemplo, para que o usuário jogue ou faça outras coisas.

Também será possível parar um jogo no meio, voltando, depois, ao ponto exato.

O PS4 conta com 8 Gbytes de memória, o que permite games mais complexos, com gráficos ultradetalhados.

Marky Cerny, designer do PS4, disse que o videogame foi planejado para ser "totalmente social". De acordo com ele, o usuário poderá acompanhar jogos de amigos, conhecidos e celebridades -se assim eles quiserem.

Segundo Cerny, o console foi criado para reconhecer o jogador. "Quanto mais você usa [o PS4], mais ele conhece o 'gamer' e apresenta conteúdo que ele gosta. A meta é que ele possa prever qual o próximo game que o jogador quer comprar", afirmou.

Andrew House, gerente de desenvolvimento da empresa, disse que o PS4 é a mais poderosa plataforma da nova geração. Apesar de a vedete da noite ser o PS4, ele prometeu que a Sony continua a investir no PlayStation Vita, console de games portátil.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página