Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Folha se fixa como o mais nacional dos jornais, mostra IVC

Dentre os três principais diários do país, Folha é o que alcança a maior circulação fora de seu Estado-sede

IVC também aponta a liderança do jornal em circulação digital em janeiro, com 25% do mercado nacional

DE SÃO PAULO

Além de liderar em circulação no seu Estado-sede, São Paulo, a Folha é o diário brasileiro com maior alcance geográfico e presença por todo o país, na faixa dos chamados jornais de prestígio.

É o que mostram os dados mais recentes divulgados pelo Instituto Verificador de Circulação (IVC), relativos ao mês de janeiro.

No Estado de Minas Gerais, por exemplo, o jornal vende em média 23,2 mil exemplares diários, ante 6.300 de "O Globo" e 2.900 de "O Estado de S. Paulo". No Paraná, alcança 11,8 mil, ante 2.100 ("Estado") e 100 ("Globo").

No Distrito Federal, são 4.400 exemplares, enquanto "O Globo" totaliza 2.500 e o "Estado", 1.300.

"Somos o maior jornal do Estado de São Paulo", diz Murilo Bussab, diretor-executivo de circulação e marketing do Grupo Folha, "e normalmente, nas grandes praças e nas principais capitais brasileiras, a Folha é também o maior jornal, fora o diário da própria cidade".

"Em Belo Horizonte é assim: o maior jornal que não é da cidade é a Folha. Em Curitiba, também, e assim por diante."

ESTRATÉGIA

A amplitude nacional alcançada é parte da estratégia do grupo. "É uma definição da empresa, não é por acaso", diz o executivo. Uma estratégia que se casa agora, por outro lado, com o crescente desenvolvimento dos produtos digitais, em que o jornal é pioneiro.

"Eles permitem radicalizar essa situação", afirma Bussab, "porque é difícil levar um jornal para Rio Branco, para Manaus, todo dia, logo cedo. O que a gente consegue é chegar nos líderes. Os dirigentes políticos, os grandes empresários precisam ler a Folha. Com os produtos digitais, é possível sustentar a estratégia com mais ênfase."

Com as características do jornal começando a se reproduzir nos produtos digitais, hoje cada vez mais completos, inclusive tablets e smartphones, a proporção de leitores de fora de São Paulo deve continuar aumentando, avalia o executivo.

DIGITAL

O relatório de janeiro do IVC também aponta a liderança da Folha em circulação digital, com média de 45,3 mil exemplares -e participação de 25% do mercado nacional. Entre os três principais jornais, é o único que já adotou paywall (sistema de pagamento após um número de textos lidos), introduzido em junho do ano passado.

Na mesma faixa de jornais, "O Estado de S. Paulo" e "O Globo" registraram circulação digital de 36,7 mil e 30,5 mil exemplares, respectivamente, em janeiro.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página