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Investimento em publicidade foi a R$ 45 bi em 2012, alta de 6%

Anúncios em veículos de comunicação fecham ano com R$ 30,1 bi

MARIANA BARBOSA DE SÃO PAULO

O mercado publicitário brasileiro registrou durante o ano passado uma alta de 6%, alcançando um faturamento de R$ 44,9 bilhões.

Desse total, R$ 30,1 bilhões foram obtidos pelos veículos de comunicação com a venda de espaço publicitário.

Apesar da alta, o ritmo de crescimento do setor caiu.

Em 2011, o faturamento do mercado publicitário brasileiro havia registrado um aumento de 8,5%.

Para 2013, as agências de publicidade calculam crescimento de 6,5% a 7%.

Os números são do Projeto Inter-Meios, publicação do grupo Meio & Mensagem em parceria com a consultoria PriceWaterhouseCoopers, com dados fornecidos pelos veículos de comunicação.

JORNAIS

Segunda maior mídia do país em faturamento, os jornais tiveram alta de 0,7%. Foram R$ 3,4 bilhões, com uma fatia de 11,2% no total de publicidade.

Já a internet, que nos últimos anos vinha crescendo acima de 20% ao ano, cresceu 4,4% no ano passado. Com 5% do total, a internet faturou R$ 1,5 bilhão. Os dados excluem a publicidade no Google no Brasil, estimada em mais R$ 1,5 bilhão.

A TV aberta brasileira ficou com 64,7% do total, ou R$ 19,5 bilhões, alta de 8,3%. "Em tempos de baixo crescimento, as empresas deixam de lado a publicidade que agrega valor às marcas para focar em campanhas de vendas", diz o presidente do grupo Meio & Mensagem, José Carlos de Salles Gomes Neto.

A TV paga subiu 12,2%, faturando R$ 1,3 bilhão, e o rádio faturou R$ 1,2 bilhão.

Dono de uma participação pequena (0,35%), o cinema foi o meio que mais cresceu em termos percentuais: 22,3%. Perderam investimentos as revistas (-5,4%) e os guias e listas (-14,9%).


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