Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Terremoto deixa pelo menos 37 mortos e 850 feridos no Irã

Sismo também foi sentido em países vizinhos do golfo Pérsico

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um terremoto de magnitude 6,3 atingiu ontem a província de Bushehr, no Irã, deixando pelo menos 37 pessoas mortas e 850 feridas, segundo autoridades do país asiático.

Fontes do governo da província e a empresa russa que construiu a usina nuclear de Bushehr disseram que a planta não foi afetada.

"O terremoto de forma alguma afetou a situação normal do reator. Funcionários continuam a trabalhar em regime normal, e os níveis de radiação estão totalmente dentro da norma", informou a agência de notícias estatal russa RIA, citando um funcionário da Atomstroyexport, empresa russa responsável pela usina.

A mídia do país informou que o sismo destruiu casas e duas vilas foram devastadas. Um vilarejo foi completamente destruído, segundo a Crescente Vermelha (equivalente da Cruz Vermelha em países islâmicos).

Muitas casas na região rural do Irã são feitas de tijolos de barro, que ruíram facilmente com o terremoto.

Na cidade de Bushehr, moradores disseram ter sentido o tremor, mas sem maiores prejuízos.

Há problemas no abastecimento de água e de energia elétrica, além de telefonia, por causa do rompimento de encanamentos e cabos.

Do outro lado do golfo Pérsico, escritórios no Qatar e no Bahrein foram evacuados após o terremoto, cujo epicentro foi a 89 km a sudeste do porto de Bushehr, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

O tremor, que atingiu a região por volta das 16h20 locais (8h50 em Brasília), também foi sentido no centro financeiro de Dubai, nos Emirados Árabes.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página