Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Brasileiro passa à 2ª etapa de votação para direção-geral da OMC

Roberto Azevêdo e mais 4 nomes continuam na disputa por órgão que regula o comércio

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente do Conselho-Geral da Organização Mundial do Comércio, Shahid Bashir, confirmou ontem que o embaixador Roberto Azevêdo foi um dos cinco candidatos que passaram à segunda etapa do processo seletivo para a direção da OMC. Quatro nomes foram eliminados.

O diplomata brasileiro é considerado um dos favoritos na disputa para suceder ao francês Pascal Lamy, cujo mandato na chefia do órgão que regula o comércio mundial termina em 31 de agosto.

Os outros quatro candidatos que ainda estão na disputa pelo cargo são a indonésia Mari Pangestu --também apontada como favorita--, o neozelandês Tim Groser, o mexicano Herminio Blanco e o sul-coreano Taeho Bark.

A votação na OMC ocorre por meio de consultas sigilosas aos 159 países-membros, que indicam seus favoritos a uma comissão designada pelo secretariado da entidade.

Na próxima etapa da escolha, três dos cinco candidatos serão eliminados. Quando restarem só dois postulantes ao cargo, a decisão será tomada por consenso entre os países-membros, o que deve ocorrer até o final de maio.

Um dos quatro candidatos eliminados, a queniana Amina Mohamed, questionou o processo de seleção alegando que alguns dos países-membros votaram em cinco nomes e outros, em apenas três, quando a regra da primeira etapa é escolher quatro.

Bashir respondeu que o fato de alguns países terem escolhido mais ou menos nomes não afetou os resultados.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página