Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Confrontos em região islâmica da China matam 21

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um enfrentamento entre a polícia e civis, que atacaram uma delegacia na região autônoma de Xinjiang, no noroeste da China, causou 21 mortes, informaram ontem autoridades da região, que acusaram "violentos grupos terroristas" pela ação.

Os ataques, descritos pela agência oficial Xinhua, que não detalhou o número de vítimas, ocorreram na tarde de anteontem perto de Kashgar, principal cidade da cultura uigur --que conta com vários grupos independentistas na região. Os uigures são predominantemente muçulmanos.

De acordo com o porta-voz da região de Xinjiang, ouvido pela rede de TV "CNN", oito suspeitos foram presos e disseram ter visto vídeos "terroristas" estrangeiros antes de cometer o ataque.

Os suspeitos usariam facões caseiros, que em alguns casos tinham mais de um metro de comprimento. Entre os 21 mortos, 15 eram policiais ou funcionários da delegacia, e duas pessoas foram feridas.

Em 2009, protestos de uigures nas principais ruas de Urumqi, a capital regional, tornaram-se violentos ataques contra imigrantes chineses da etnia han --majoritária no país--, em revoltas nas quais morreram cerca de 200 pessoas e que levaram a represálias. Tais revoltas foram o pior conflito étnico recente chinês.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página