Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Comida em cima da hora

Dois restaurantes de SP estão no 'top 50'

D.O.M., do chef Alex Atala, caiu do 4º para o 6º lugar, e Maní, de Helena Rizzo, subiu da 51ª para a 46ª colocação

O espanhol El Celler de Can Roca, comandado por 3 irmãos, ganhou o prêmio de melhor restaurante do mundo

LUISA BELCHIOR ENVIADA ESPECIAL A LONDRES

O Brasil tem pela primeira vez na história dois restaurantes entre os 50 melhores do mundo. Os paulistanos D.O.M. e Maní estão no ranking da revista inglesa "Restaurant", o "Oscar" da gastronomia mundial, anunciado em cerimônia na noite de ontem em Londres.

O D.O.M., de Alex Atala, já figura há oito anos na lista e ontem foi eleito o sexto melhor do mundo, duas posições abaixo da que conquistara em 2012.

Já o casal Helena Rizzo e Daniel Redondo, do Maní, entrou pela primeira vez no ranking, na 46ª posição. Ficou em 51º no ano passado.

A premiação colocou a gastronomia espanhola de volta no topo, após três anos fora dele. O prêmio de melhor do mundo foi concedido ao catalão El Celler de Can Roca, que, junto com o brasileiro D.O.M., era o mais cotado para liderar a lista.

Por isso, a queda de Atala da quarta para a sexta posição surpreendeu os chefs ouvidos pela Folha.

O fato de a América Latina ainda estar "fora do eixo" dos grandes restaurantes é uma das hipóteses levantadas ontem durante a cerimônia.

O subcontinente ainda não ofereceria um grupo tão atraente de restaurantes a ponto de valer a viagem de muitos jurados, o que teria afetado o resultado.

As cinco casas que apareceram na frente da de Atala --Celler, Noma, Osteria Francescana, Mugaritz e Eleven, nesta ordem-- ficam na Europa e nos EUA.

Para Atala, falta apoio do governo brasileiro à gastronomia, a despeito do que acontece na maioria dos países que figuram na lista. "O Brasil não faz investimento em gastronomia, então é impossível", disse o chef à Folha, sem detalhar como deveria ser esse apoio.

O espanhol Josep Roca, que comanda o Celler de Can Roca junto com os irmãos Joan e Jordi, contou acreditar que Atala seria o primeiro.

O brasileiro, por sua vez, diz considerar justa a coroação dos Roca. "É um restaurante completo, da entrada à sobremesa", afirmou.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página