Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Apresentador da BBC diz ter abusado de 13 menores

Stuart Hall, 83, admitiu ter assediado jovens entre 1968 e 1986, no auge da fama

Escândalo de pedofilia é o 2º envolvendo rede britânica; atualmente, Hall era comentarista esportivo na emissora

BERNARDO MELLO FRANCO DE LONDRES

O apresentador da rede britânica BBC Stuart Hall, 83, admitiu ter abusado sexualmente de 13 menores no auge de sua fama, entre 1968 e 1986. Uma das vítimas tinha apenas 9 anos de idade.

A informação chocou o Reino Unido ao ser divulgada ontem, enquanto ele era julgado pelas acusações de pedofilia num tribunal em Preston, norte da Inglaterra.

No ano passado, a BBC já havia sido abalada pela revelação de outro escândalo de pedofilia envolvendo o apresentador Jimmy Savile, morto em outubro de 2011.

Hall é um dos rostos mais conhecidos da BBC, onde atuou durante 53 anos em diversas funções. Atualmente, era comentarista esportivo. As acusações contra ele vieram à tona em 2012.

Na noite de ontem, uma de suas vítimas, que teve a identidade preservada, relatou o trauma à emissora privada ITV.

"Nunca vou esquecer aquela voz. Todas as vezes em que ouvia a voz dele na TV ou no rádio, eu pensava: Como você consegue ser assim na frente de todo mundo depois de tudo o que fez?'."

Há dois meses, Hall se disse inocente e chamou as acusações de "caluniosas, cruéis e espúrias".

Ontem, o procurador responsável pelo caso, Nazir Afzal, o classificou como um "predador oportunista". Ele afirmou ainda que a investigação deve servir para encorajar mulheres a denunciarem autores de abusos.

Em alguns casos relatados no processo, Hall é acusado de atacar as vítimas depois de selecioná-las para participar de seus programas.

O apresentador deixou o tribunal sem falar, e sua advogada pediu desculpas às vítimas em seu nome. Ele permanecerá em liberdade até a leitura da sentença, em junho.

No fim de 2011, Hall foi condecorado pela rainha Elizabeth 2ª com a Ordem do Império Britânico.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página