Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Obama define gabinete com indicações para o comércio

Penny Pritzker e Michael Froman foram nomeados para comércio doméstico e exterior; Senado precisa aprovar

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, completou seu gabinete para o segundo mandato com a indicação de sua ex-assessora econômica Penny Pritzker como secretária de Comércio e do assessor econômico Michael Froman como representante de Comércio Exterior.

Froman terá a missão de negociar tratados comerciais bilaterais e multilaterais, inclusive envolvendo o Brasil.

Os dois nomes precisam ser confirmados pelo Senado.

Antes de viajar para o México e a Costa Rica, anteontem, Obama classificou Penny como "uma das líderes empresariais mais distintas do país".

Se confirmada, ela assumirá o Departamento de Comércio, que, após a renúncia de John Bryson por questões de saúde, ficou mais de um ano sob a direção da secretária interina Rebecca Blank.

Penny é filha de um dos fundadores da cadeia de hotéis Hyatt e, segundo a "Forbes", tem um patrimônio líquido de US$ 1,85 bilhão --o que a coloca na 277ª posição na lista das 400 pessoas mais ricas do mundo. Ela foi uma das principais doadoras de Obama nas campanhas.

Sobre Froman, Obama destacou ter sido ele o "homem forte da Casa Branca perante o G8 e o G20", além de "negociador fundamental" nos tratados de livre comércio com a Colômbia e Panamá.

"Ele ganhou a reputação de ser um negociador incrivelmente duro, daqueles que não descansa até conseguir o melhor acordo para as empresas e os trabalhadores americanos", disse.

Atualmente assessor da Casa Branca em temas de economia internacional, Froman exerceu diferentes cargos no governo Bill Clinton, incluindo o de chefe de pessoal do Departamento do Tesouro.

Ele tem uma longa relação com Obama, com quem cursou direito em Harvard. "Ele era muito mais preparado que eu e continua sendo", brincou o presidente.

COSTA RICA

Depois de passar pelo México, onde se encontrou com o colega Enrique Peña Nieto, Obama chegou ontem a San José, capital da Costa Rica.

Ele foi participar da Cúpula do Sica (Sistema de Integração Centro-americana), com os presidentes da Guatemala, República Dominicana, Panamá e Honduras.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página