Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Análise

China chegou ao fundo do poço da insegurança de seus alimentos

JONATHAN KAIMAN DO “GUARDIAN”

Você talvez imagine que os chineses já chegaram ao fundo do poço faz tempo no que tange à segurança alimentar, após uma série de escândalos que envolviam carne de porco fosforescente, melancias explosivas, ovos falsos e leite com melamina. Se é isso que pensa, você está errado.

A polícia chinesa deteve 904 pessoas por "delitos relacionados a carne" nos três últimos meses. Algumas das trapaças tinham tanto de engenhosas quanto de apavorantes. Uma gangue da área de Xangai faturou mais de R$ 2 milhões disfarçando carne de raposa e rato em ovina.

A escala do escândalo apequena a crise europeia da carne de cavalo; no total, autoridades apreenderam 20 mil toneladas de produtos ilegais e descobriram 382 casos de crimes relacionados a carne.

Os chineses comem quatro vezes mais carne hoje do que há 20 anos, mas as vendas de carne de porco despencaram em março após 16 mil carcaças de porcos sereem encontradas durante a dragagem de um rio em Xangai -incidente ainda não explicado.

E uma variante violenta de gripe aviária matou 26 pessoas e causou a internação de outras 129 da metade de abril para cá, causando caos no setor chinês de carne de frango.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página