Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Atentado deixa dois mortos na capital afegã

Segundo a polícia local, alvo era prédio da ONU no centro de Cabul

Após explosão, militantes talebans vestidos com burcas iniciam tiroteio contra forças de segurança

DE SÃO PAULO

Um atentado atribuído ao movimento radical islâmico Taleban deixou ao menos dois mortos e 17 feridos ontem no centro da capital afegã, Cabul.

O ataque teve início com a detonação de uma bomba nas proximidades de um prédio da ONU (Organização das Nações Unidas) no país.

Segundo o jornal "New York Times", a explosão foi seguida por um tiroteio entre as forças de segurança e militantes que haviam se disfarçado de mulher e carregavam armas sob as burcas.

Eles invadiram um imóvel nas proximidades e o confronto persistiu por cerca de quatro horas.

A polícia afegã disse suspeitar que o alvo fosse o prédio da ONU que fica na região. Uma funcionária da entidade, de origem italiana, ficou ferida no ataque.

Segundo o jornal americano, porém, um porta-voz do Taleban afirmou que o alvo era uma casa de hóspedes usada pela CIA (agência de inteligência dos EUA) para treinar espiões afegãos. Integrantes das forças de coalizão presentes no país negaram a informação.

Os mortos eram de nacionalidade nepalesa e afegã. A agência local AIP, porém, informava que o número de mortos chegava a três, sendo dois policiais.

Em abril, o Taleban anunciou uma ofensiva contra bases militares internacionais e instalações diplomáticas no país, que desde outubro de 2001 é alvo de uma operação militar liderada pelos Estados Unidos.

A intervenção teve início após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001. Em fevereiro de 2013, o presidente americano, Barack Obama, anunciou que a maior parte das forças estrangeiras deve deixar o país em 2014.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página