Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Coreias voltarão a negociar reabertura de parque industrial

Diálogo será retomado amanhã; complexo de Kaesong era administrado em conjunto

DA REUTERS

As Coreias do Sul e do Norte concordaram ontem em iniciar negociações para reabrir o parque industrial de Kaesong --administrado em conjunto e uma das raras fontes de dinheiro para o Norte--, três semanas após a última tentativa de diálogo fracassar por causa de disputas protocolares.

Pyongyang aceitou a proposta de Seul, feita pelo Ministério da Unificação, abrindo caminho para que as conversas sejam retomadas no próximo sábado, na vila pacificada de Panmunjon, que atravessa a fronteira fortemente militarizada.

O complexo, que gera US$ 90 milhões (R$ 198 milhões) por ano em salários para seus trabalhadores, foi desativado em abril, após o Norte fazer ameaças de guerra e de aniquilação nuclear ao Sul.

"A proposta leva em conta os grandes problemas enfrentados pelas empresas da zona industrial de Kaesong três meses após ter sido fechada e os potenciais danos antecipados com o início da estação das [chuvas de] monções", disse o porta-voz do ministério sul-coreano, Kim Hyung-suk.

Negociações propostas para ocorrer em junho foram canceladas um dia antes do início, com acusações mútuas de falsidade por terem planos de enviar funcionários de baixo escalão.

Os países permanecem tecnicamente em guerra, pois o confronto de 1950 a 1953 terminou sob uma trégua, e não com tratado de paz.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página