Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Snowden foi demitido em 2009 da CIA por suspeitas

Ainda assim vazador foi contratado por NSA

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Com acesso a dados secretos de milhares pelo mundo, o sistema de inteligência dos EUA ao que parece ignorou informação interna crucial: um relatório de 2009 que registrava suspeitas sobre o comportamento do técnico Edward Snowden.

Na época, Snowden, que ganhou fama mundial em junho ao vazar documentos da NSA (Agência de Segurança Nacional americana), trabalhava na CIA, em Genebra.

Segundo o jornal "The New York Times", o supervisor direto do técnico de inteligência escreveu um relatório negativo a respeito dele.

No texto, seu chefe na CIA, onde ele trabalhava desde meados de 2006, dizia desconfiar que Snowden estivesse tentando obter arquivos secretos que não tinha autorização para acessar. Por isso, a decisão foi demiti-lo.

Aparentemente a suspeita não foi repassada à NSA, onde Snowden foi trabalhar depois. A CIA e a NSA não quiseram comentar o tema.

"[O relatório] caiu num limbo", disse um veterano funcionário ao jornal.

Ironicamente, nem o comportamento on-line de Snowden, que reclamou da vigilância de civis na rede, acendeu alerta. A NSA rastreia currículos, mas ignora dados negativos "menores". O caso fez a agência rever a prática.

Ontem, Snowden, asilado na Rússia, encontrou o pai pela primeira vez desde que vazou os documentos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página