Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Vídeo de facções amplia divisão de rebeldes sírios

Grupo de 70 movimentos renega Coalizão Nacional Síria, apoiada pelo Ocidente

DE JERUSALÉM

Um grupo de ao menos 70 facções rebeldes afirmou, ontem, que não reconhece a autoridade da Coalizão Nacional Síria, que tem sua base no exterior, como representante da oposição no país.

O anúncio aparece em vídeo feito por facções do sul. No mês passado, grupos no norte haviam feito semelhante alerta, sinalizando que a fragmentação da oposição na Síria se intensifica.

O comunicado também preocupa o Ocidente, que apoia a Coalizão Nacional Síria e demonstra receio em relação a facções militantes, como a Jabhat al-Nusra, que está ligada à rede Al Qaeda.

"Tendo visto o fracasso de grupos políticos que dizem representar a oposição, [...] retiramos nosso reconhecimento", diz o vídeo.

A insurgência tem tido ganhos estratégicos no sul do país, conforme disputa a região de Deraa, uma das mais afetadas pelo conflito.

O Exército Livre da Síria, força militar da oposição, ainda mantém o reconhecimento dos insurgentes. Sua bandeira aparece no vídeo.

Um porta-voz falou às agências de notícias que a coalizão "tem de ouvir com atenção a voz das pessoas que estão pagando [a insurgência] com seu sangue".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página