Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Obama nomeia para a Segurança Interna ex-assessor do Pentágono

Próximo ao presidente, Jeh Johnson ainda precisa da aprovação do Senado para assumir o cargo

Republicanos pedem alguém mais experiente no controle da fronteira, mas não está claro se ele sofrerá oposição

JOANA CUNHA DE NOVA YORK

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nomeou formalmente ontem o advogado Jeh C. Johnson para assumir o Departamento de Segurança Interna.

Johnson, 56, que foi o principal responsável por assuntos jurídicos do Pentágono no primeiro mandato de Obama, ocupará a vaga deixada em julho por Janet Napolitano. Ela renunciou para assumir a reitoria da Universidade da Califórnia.

A nomeação acontece em um momento importante para as discussões sobre a reforma da legislação imigratória no país. A política de segurança na fronteira é assunto de responsabilidade do departamento.

O novo secretário é menos experiente na questão do que Napolitano, que assumiu o cargo em 2009. Mas, em relação ao combate ao terrorismo, ele tem perspectivas semelhantes às de Obama.

Durante os primeiros anos do atual governo, Johnson teve papel importante na reavaliação das políticas de George W. Bush para a área e na definição das estratégias atuais contra o terrorismo.

Ele ainda precisa receber aprovação do Senado, mas não está claro se enfrentará resistência. Chuck Hagel (Defesa) foi um exemplo de nomeação que inicialmente enfrentou bloqueio da minoria republicana na Casa.

A proximidade entre Johnson e o presidente tem sido criticada pela oposição. "É preocupante. Esse departamento precisa de alguém de independência reconhecida", disse, em comunicado, o senador republicano Jeff Sessions, do Alabama.

"Precisamos de alguém que conheça melhor sobre defesa na fronteira", afirmou o senador John Cornyn, do Texas.

Se confirmado, Johnson será o quarto chefe da Segurança Interna, órgão criado após os atentados de 11 de Setembro de 2001 e que é também responsável pela segurança em desastres naturais.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página