Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Venezuela cria órgão da 'Suprema Felicidade'

Pasta vai coordenar programas sociais

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Em meio à crise econômica e a pouco mais de um mês das eleições municipais, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou ontem a criação do vice-ministério para a "Suprema Felicidade do Povo", que coordenará vários dos programas sociais do governo.

"Decidi criar o despacho de vice-ministro e o batizei, em homenagem ao comandante [Hugo] Chávez e a nosso Bolívar, para a Suprema Felicidade Social do Povo."

Chávez, morto em março, citava sempre frase do prócer Simón Bolívar (1783-1830) na qual afirma que o "o sistema governo mais perfeito é aquele que produz a maior soma de felicidade possível".

Entre os mais de dez programas, o vice-ministério cuidará da "Missão Amor Maior", que repassa dinheiro a idosos, ou "Filhos e Filhas da Venezuela", para famílias pobres com crianças.

Os programas sociais, financiados com o dinheiro do petróleo, são uma das marcas dos 14 anos de chavismo e um dos motivos de seu sucesso eleitoral. Os repasses de dinheiro, no entanto, estão sendo corroídos pela inflação, que anualizada alcança índice de quase 50%.

Por causa da escassez de itens básicos, o governo promete intensificar a importação maciça de alimentos.

Maduro repetiu ontem que não acabará com o controle de câmbio em vigor. No mercado negro, o dólar já vale seis vezes mais que a taxa oficial de 6,3 bolívares fortes, e há expectativa de mudanças no setor, mas provavelmente depois das eleições municipais de 8 de dezembro.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página